Mais de 1,7 mil kits de prevenção ao HIV são entregues na estação do trem
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 1 hora
- 2 min de leitura

A Secretaria da Saúde distribuiu, nesta segunda-feira (01), cerca de 1.700 kits de prevenção ao HIV e 50 caixas de autotestes na Estação São Leopoldo da Trensurb, em uma ação realizada em parceria com a empresa. Iniciativas semelhantes ocorreram também em outras cidades atendidas pelo trem metropolitano.
Os kits entregues continham folder informativo sobre HIV, preservativos masculino e feminino, além de gel lubrificante. Quem demonstrou interesse também pôde levar para casa o autoteste para detecção do vírus.
Em São Leopoldo, mais de 3 mil pessoas vivem com HIV, o que significa que uma em cada 78 pessoas está contaminada. “É uma doença ainda presente e que pode matar. Precisamos reforçar os cuidados com a prevenção”, alerta o médico Gabriel Rossetto, do Serviço de Atendimento Especializado (Sae).
A coordenadora administrativa do Sae, Cíntia de Quadros, destaca que a ação busca alcançar principalmente quem utiliza o transporte público e tem pouca disponibilidade para ir aos serviços de saúde. “Muitas pessoas que passam pela estação estão sempre trabalhando e não conseguem participar de ações de prevenção. Estar aqui permite atingir esse público”, afirma.
Entre os usuários que receberam o kit, o idoso de 72 anos, Loureni da Silva, reforçou a importância da prevenção. “As pessoas precisam se cuidar. A gente sempre acha que vai acontecer com os outros, mas pode acontecer com a gente”, comentou.
Testes rápidos nas unidades
A secretária da Saúde, Kelbe Gonçalves, lembra que a realização do teste rápido é essencial no controle da doença. “Os testes estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde. Em alguns casos é preciso agendamento, mas o resultado sai em minutos. O acompanhamento médico também é feito nas unidades”, explica.
O Sae oferece testes rápidos nas segundas e quartas-feiras pela manhã, das 8h30 ao meio-dia, e nas terças e quintas à tarde, das 13h30 às 15h30.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo































Comentários