top of page
Buscar

Mais humana, consciente e relevante - Por Solon Stapassola Stahl, diretor executivo da Sicredi Pioneira

2023 terminou e, junto com ele, o ciclo estratégico 21-23 da cooperativa. Foi um período de muitos avanços, tanto na nossa presença física - hoje temos 51 agências nos 21 municípios de atuação - como na qualidade do nosso atendimento, atingindo nota 79% no NPS (zona de excelência). Também na nossa participação de mercado, onde temos 31% do mercado de crédito de nossa área de ação, e no clima interno, onde nossos colaboradores deram nota 93% no GPTW (Great Place to Work) para o clima, uma nota que está entre as 5 melhores do país. E para fechar com chave de ouro, um resultado líquido que ficou muito acima do orçado e da expectativa, haja vista ter sido um ano de muitos desafios por conta das dificuldades econômicas que empresas e famílias enfrentaram, aumentando a inadimplência.


Mas agora inicia 2024 e, como cooperativistas, estamos otimistas. Pois decidimos focar nossos esforços naquilo que está ao nosso alcance, monitorar e adaptar-se rapidamente aos fatores externos que, por vezes, nos atingem negativamente. A Pioneira desde sempre foca na ação, na oportunidade, na abundância, na força do trabalho da nossa gente e lida com os impactos externos e as crises com convicção de que nada supera o trabalho e o poder do “juntos”.


2024 inaugura uma nova estratégia da cooperativa. Desta vez, inovamos, mudamos o método de construção do planejamento estratégico. Agora, a Pioneira adota o Pensamento Estratégico, usando a ferramenta de Foresight, que é um exercício de futuro, imaginando como a cooperativa pode e deve se posicionar nos próximos anos. Com isto, não temos mais um planejamento estratégico definido por uma janela de tempo. Agora, a estratégia é perene, fluida, dinâmica e adaptável aos riscos e oportunidades que surgem. Percebemos que o método anterior não conseguia mais manter a cooperativa atualizada e dinâmica, pois é impossível, neste novo mundo em que vivemos, planejar para 3 anos, pois tudo muda a todo tempo.


Porém, o mais poderoso foi a forma com que a cooperativa construiu esta estratégia: junto com todos seus públicos de atuação. Foram realizados mais de 40 workshops em 3 meses, reunindo mil pessoas, representando associados, colaboradores, fornecedores, parceiros, entidades e poder público. Foi uma verdadeira construção coletiva usando o poder da inteligência coletiva. Isto sinaliza que, a partir de agora, a estratégia não pertence só à Pioneira, pertence a todo ecossistema onde atuamos.


Mas qual será a estratégia perene, fluida, dinâmica e adaptável da cooperativa a partir de agora? Nossa intenção é ser uma cooperativa mais humana, consciente e relevante. E, para isto, foram definidas 5 ambições estratégicas:


  1. Local, inclusiva e conectada;

  2. Sustentável, educadora e humana;

  3. Hub acelerador de comunidades conscientes;

  4. Propósito, cultura e estratégia disseminados;

  5. Confiável, segura e sólida.

Uma cooperativa cada vez mais humana nas relações com seus associados, mais consciente do seu papel de gerar impacto positivo nas comunidades e em busca de manter sua relevância no atendimento das necessidades de seus associados e das suas comunidades. Mas, principalmente, a cada ano que passa, mais conectada com suas origens, com seus princípios fundamentais e, cada vez mais, convicta de seu propósito de “Juntos construímos comunidades melhores”.


2024. O ano 121 da nossa história. Vamos juntos escrever mais uma página de nossa jornada centenária, respeitando o passado, entendendo o presente e construindo o futuro.


Solon Stapassola Stahl é diretor executivo da Sicredi Pioneira

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page