Mensalidades de escolas particulares do RS devem subir 9,15% em 2026
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 4 horas
- 1 min de leitura

A projeção de reajuste médio das mensalidades escolares das instituições particulares do Rio Grande do Sul para 2026 é de 9,15%, segundo pesquisa anual do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do RS (Sinepe/RS).
O levantamento foi realizado entre 24 de setembro e 7 de outubro, com a participação de 174 escolas associadas de todas as regiões do Estado, representando 57% dos associados do sindicato.
Segundo o Sinepe, o índice acompanha o aumento previsto nos custos das escolas, estimado em 9% para o próximo ano. Além disso, 64,9% das instituições esperam um crescimento de cerca de 3% nas matrículas para 2026.
O presidente do Sinepe/RS, Oswaldo Dalpiaz, explica que o valor da mensalidade é definido com base na planilha de custos da escola, e, por isso, o reajuste pode variar de instituição para instituição. “A realidade individual de cada escola determina essa oscilação. Se houve investimentos robustos, como novos laboratórios ou ampliação de prédios, é esperado que o reajuste seja maior do que em instituições que não realizaram esse tipo de melhoria”, afirma.
Dalpiaz destaca ainda que, além das despesas administrativas, há investimentos em tecnologia, novas metodologias de ensino e atendimento a alunos da Educação Especial, incluindo materiais e contratação de monitores.
O estudo aponta que os maiores impactos no orçamento das escolas são:
Pessoal;
Infraestrutura física;
Investimento em tecnologia;
Contas públicas, como água e luz.
A pesquisa também revela que a contratação de monitores para Educação Inclusiva já representa o terceiro maior custo das instituições, refletindo o aumento das demandas por atendimento especializado.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Correio do Povo
































Comentários