Mesmo com chuvas perdendo força, Defesa Civil do RS alerta para elevação dos rios
- Start Comunicação

- 29 de jun.
- 2 min de leitura

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que as chuvas devem diminuir no Estado e que, já na segunda-feira (30), todas as regiões devem apresentar estabilidade. Apesar da melhora no tempo, alertam para possíveis elevações nos níveis dos rios.
Após as precipitações intensas registradas entre sábado (28) e domingo (29), a previsão para o restante do domingo indica tempo encoberto, com variação de nuvens e possibilidade de chuva fraca ou garoa, especialmente no Litoral e áreas próximas. As temperaturas máximas variam entre 8°C e 16°C.
Na segunda-feira (30), o tempo volta a ficar firme em todo o Estado. A massa de ar polar traz frio intenso, com temperaturas mínimas entre -4°C e 6°C. O frio deve persistir, ao menos, até a próxima quarta-feira (2).
A Defesa Civil também atualizou a previsão hidrológica. Nas últimas 24 horas, volumes de chuva superiores a 150 milímetros foram registrados em pontos do Norte do Estado, o que deve provocar elevação no nível de diversos rios.
Na Região Hidrográfica do Uruguai, os rios estão em cota de inundação no trecho entre São Borja e Uruguaiana, com tendência de estabilização. Já no Alto Uruguai, entre Iraí e Barra do Guarita, os rios estão em cota de alerta.
Na Região Hidrográfica do Guaíba, os rios Taquari e Caí superaram a cota de alerta e seguem em elevação. Os rios Jacuí, Sinos e Gravataí permanecem acima da cota de alerta. O Jacuí apresenta tendência de queda após Cachoeira do Sul. O Guaíba, por sua vez, segue variando entre os níveis de alerta e atenção.
Na Região Hidrográfica das Bacias Litorâneas, o rio Jaguarão está estável, dentro da normalidade. A Lagoa dos Patos, que recebe vazões do Guaíba, apresenta lenta elevação.
Embora a previsão aponte baixos volumes de chuva nas próximas 24 horas, os acumulados recentes ainda devem gerar respostas nas bacias dos rios Uruguai, na divisa com Santa Catarina, Jacuí, Pardo, Taquari-Antas, Caí e Sinos. São esperadas cotas de inundação no Caí e no Sinos. O Guaíba também deve voltar a subir, em função das novas cheias e da atuação dos ventos, enquanto a Lagoa dos Patos deve seguir em elevação gradual.
FONTE: Defesa Civil do RS e Sul21


































Comentários