Ministério Público investiga ONG por desvio de doações enviadas dos EUA para vítimas da enchente
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 3 horas
- 1 min de leitura

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do GAECO, deflagrou nesta quinta-feira (04) a Operação Ascaris para investigar o desvio de doações enviadas dos Estados Unidos às vítimas da enchente que atingiu o Estado no ano passado. Oito mandados de busca foram cumpridos em Caxias do Sul, São Marcos e Boa Vista do Sul, além do bloqueio de mais de R$ 2 milhões em contas bancárias.
A apuração aponta que uma ONG teria recebido roupas e utensílios destinados a famílias desabrigadas, mas os itens foram vendidos em brechós. Há indícios de enriquecimento ilícito, uso de laranjas e movimentação financeira por meio de Pix em nome de terceiros. Parte do dinheiro teria sido utilizada para a compra de veículos, um apartamento e outros bens. Ao todo, oito pessoas são investigadas, três delas da mesma família.
A investigação começou após o Consulado-Geral do Brasil em Miami denunciar à Defesa Civil a comercialização irregular de peças importadas. Segundo o promotor Manoel Figueiredo Antunes, coordenador do 5º Núcleo Regional do GAECO – Serra, o objetivo agora é esclarecer o volume total de recursos movimentados pelo grupo.
“O interesse público é muito superior ao interesse individual dos investigados, que se aproveitaram da dor das pessoas para obter vantagem patrimonial”, afirmou Antunes.
Os suspeitos devem responder por apropriação indébita, organização criminosa e lavagem de dinheiro em contexto de calamidade pública. O coordenador estadual do GAECO, promotor André Dal Molin, destacou que a operação busca responsabilizar os envolvidos e recuperar bens e valores desviados.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Correio do Povo































Comentários