top of page
Buscar

Montadoras têm o pior mês de março em produção de carros dos últimos 19 anos, aponta Anfavea


Com a falta de peças ainda provocando paralisações de fábricas, ao mesmo tempo em que o consumo de automóveis dá fortes sinais de enfraquecimento, as montadoras tiveram no mês passado o pior março em produção dos últimos 19 anos.


Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 184,8 mil unidades saíram das linhas de montagem no terceiro mês do ano, queda de 7,8% contra o volume de igual período de 2021. Não se via número tão baixo para o mês desde março de 2003, quando as montadoras fabricaram 127,5 mil veículos.


Divulgado nesta sexta-feira (8) pela Anfavea, a associação que representa a indústria nacional de veículos, o balanço mostra que, se comparado a fevereiro, março teve crescimento de 11,4% na produção. A reação no comparativo mensal não evitou, no entanto, o primeiro trimestre mais fraco desde 2004 (484,3 mil unidades nos três primeiros meses).


De janeiro a março, foram montados 496,1 mil veículos na soma de todas as categorias, 17% a menos do que o total acumulado nos três primeiros meses do ano passado.


O quadro só não é pior para as montadoras porque as exportações estão em alta. Só em março, foram embarcados 38,9 mil veículos, 5,8% a mais do que no terceiro mês de 2021. Em relação a fevereiro, os embarques, que têm a Argentina como principal destino, caíram 6,2%, mas o total vendido ao exterior no trimestre (108,1 mil unidades) seguiu no azul, com crescimento de 12,8% no comparativo interanual.


0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page