Morre Niède Guidon, fundadora do Parque Nacional Serra da Capivara, aos 92 anos
- Start Comunicação

- 4 de jun.
- 1 min de leitura

Morreu na madrugada desta quarta-feira, 4, aos 92 anos, a arqueóloga Niède Guidon, considerada uma das mais importantes pesquisadoras da história do Brasil e fundadora do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. A causa da morte dela não foi divulgada.
Niède foi responsável por descobertas que impactaram a história do Brasil. Ela dedicou anos de sua vida à arqueologia e preservação do patrimônio pré-histórico do País. Seu trabalho foi fundamental para mostrar que havia presença humana nas Américas antes do que poderia se imaginar, desafiando teorias já consolidadas sobre o povoamento do continente.
Guidon foi também uma defensora da cultura, da educação e do desenvolvimento sustentável no Piauí. Seu legado permanece através de instituições que ajudou a fundar, como o Museu do Homem Americano, e a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM).
A morte de Niède aconteceu às vésperas da comemoração de aniversário do Parque Nacional. Em nota publicada nas redes sociais, o Museu da Natureza enalteceu o trabalho da pesquisadora e destacou sua importância para a arqueologia e fortalecimento da identidade cultural brasileira.
FONTE: PORTAL TERRA
FOTO: Divulgação/Elisabete Alves/Ministério da Cultura































Comentários