top of page
Buscar

Museu do Rio em São Leopoldo é reaberto para atividades culturais


A reabertura aconteceu na terça-feira (31) | Imagem: Thales Ferreira

Após o processo de revitalização do Museu do Rio dos Sinos ocorreu, na terça-feira, 31 de agosto, a reabertura do espaço para atividades culturais. O público presente teve a temperatura corporal medida na chegada e foi orientado a obedecer as regras do protocolo sanitário.


A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) apresentou ao público o Projeto “Vozes do Rio”. Com o mote “Reconciliação com o rio do Sinos”, a mostra exibe uma série de entrevistas com pessoas, cuja ligação com o Sinos retrata pluralidade de vivências e de histórias surpreendentes e emocionantes.


O “Vozes do Rio” é constituído por 15 vídeos e 30 imagens de vários fotógrafos da cidade e será aberta ao público. O projeto conta com a curadoria do artista visual Rogério Tosca, os idealizadores foram Jari da Rocha e Daniel Sauer.


O prefeito Ary Vanazzi reconheceu a importância do espaço, que foi revitalizado recentemente, como referência do patrimônio cultural e histórico do município. “Este prédio serviu como sede administrativa do porto da cidade. Por aqui era escoada a produção para a capital. Tenho muito orgulho de ver este espaço revitalizado e sendo uma ligação da nossa cidade com o rio dos Sinos”, afirmou.


O titular da Semmam, Anderson Etter, disse que o objetivo da exposição é dar destaque para o rio e para a importância da preservação dos recursos hídricos. “Através dessas histórias pretendemos aproximar a população do nosso rio. É um processo de sensibilização para alertar a comunidade, sobre os prejuízos causados ao rio, além de emocionar os espectadores com as histórias de quem tem o rio tão próximo de suas vidas. Nosso rio cumpre um papel estratégico no que se refere ao abastecimento de água da região, sua importância histórica e sua riqueza incomparável da fauna e da flora nativa com um ecossistema dos mais ricos do país e uma biodiversidade impressionante”, afirmou.


Além da exibição do documentário e da mostras de fotografias o evento contou com as atrações culturais musicais de Artur Lima de Mari e Gilnei Lucas.


Fonte: PMSL

Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page