Na Semana da Sustentabilidade, Emef João Von Hohendorff projeta meta decrescente de produção de lixo
- Start Comunicação
- 25 de out. de 2022
- 3 min de leitura

Na segunda-feira (24), a Emef João Von Hohendorff recebeu representantes da Klabin Caiubi e do projeto Apoena, para fazer uma roda de conversa sobre conscientização ambiental e sustentabilidade. Na ocasião, Gonçalo Ramos e Julia Strassburger, da Klabin Caiubi, e Daiana Schwengber, da Apoena e embaixadora Lixo Zero, falaram sobre a iniciativa Escola Lixo Zero. Também foram apresentados os resultados obtidos com o trabalho coletivo realizado pelos estudantes e professores após as primeiras visitas à escola.
De acordo com a supervisora da Emef, Graziela Ramos,a intenção com o trabalho é atingir a meta da primeira escola da região a obter a certificação Lixo Zero. “O retorno que estamos tendo com o projeto é muito bom. Estamos produzindo menos resíduos e enquadrando a escola na nossa meta sustentável”, comenta.
Escola Lixo Zero
O projeto Escola Lixo Zero é uma iniciativa do Instituto Lixo Zero, uma ONG sem fins lucrativos criada em 2010 com a missão de incentivar a educação ambiental e a prática sustentável.
A primeira instituição escolar a atingir a meta Lixo Zero é a EEB Aldo Câmara da Silva, do município São José, no estado de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, até o momento, a escola mais próxima de atingir as metas do projeto Escola Lixo Zero é a EMEF. Prof. João Von Hohendorff de São Leopoldo.
A execução do projeto passa por quatro etapas:
1ª etapa - Visita dos representantes dos movimentos e projetos envolvidos com uma avaliação ecológica local;
2ª etapa - Seleção de coletores, formulação de um residuário e cálculo proporcional da quantidade de resíduos produzidos no local;
3ª etapa - Confecção da composteira, criação da horta e envolvimento da comunidade;
4ª etapa - Acompanhar os resultados e partilhá-los com os envolvidos e interessados.
Resultados
Com a atual movimentação ligada à pauta sustentável, a EMEF. Prof. João Von Hohendorff se encaminha para ser a primeira escola da região a obter o certificado Lixo Zero do Rio Grande do Sul. A pedagoga e professora do 4° ano, Juliana Mottini Klein, reafirma o comprometimento da instituição com o meio ambiente e aponta para os trabalhos que serão realizados ao longo da última semana de outubro. “Vamos fazer atividades educativas todos os dias dessa semana. Terça-feira (25), vai ocorrer o IV Seminário de Educação Ambiental na Unisinos e nossos trabalhos serão contemplados. Na quarta-feira, haverá uma roda de contos que envolvem educação ambiental para a educação infantil. Na quinta-feira, faremos uma visita à Cooperativa Mundo Mais Limpo – localizada em frente ao Santuário Padre Reus – e teremos oficinas sobre reaproveitamento de óleo de cozinha para fazer sabão. Por fim, na sexta-feira teremos uma exposição na escola do vídeo que produzimos e foi transmitido na Unisinos na terça-feira”, confirma Juliana.
A professora também sinaliza para o envolvimento intenso dos alunos com a iniciativa e diz estar satisfeita com esse apreço das crianças com o tema. Emanuela, estudante do 4° ano da Emef Prof. João Von Hohendorff, comenta estar muito feliz em contribuir para a saúde do meio ambiente. “A gente está fazendo isso tudo para ajudar a natureza. Infelizmente tem muita gente que não descarta corretamente o resíduo que produz e nós só queremos fazer o bem para o meio ambiente”, diz Emanuela.,
Sobre a Semana da Sustentabilidade
Será realizada até o dia 30 de outubro. Promovida pela Apoenasocioambiental, embaixadoras do Lixo Zero, e apoio do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), da Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) e Secretaria do Meio Ambiente (Semmam).
A Semana da Sustentabilidade por meio da lei nº 9652, proposta pelo vereador Rafael Souza (PDT) e sancionada em setembro deste an, pelo prefeito Ary Vanazzi. Esta política pública define que toda a última semana do mês de outubro será destinada à promoção de ações de sustentabilidade, adequando São Leopoldo aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas, a ONU.
Fonte: PMSL
Comentarios