No Dia do Consumidor, Programa Start News recebe a diretora do Procon de São Leopoldo, Neusa Azevedo
- Start Comunicação

- 15 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de mar. de 2022

Nesta terça-feira (15), é comemorado o Dia Mundial do Consumidor e para falar sobre o assunto, o Programa Start News recebeu a diretora do Procon de São Leopoldo, Neusa Azevedo. Na pauta, o aumento dos combustíveis e as dúvidas dos ouvintes da Rádio Start.
“Primeiro nós precisamos entender em que sociedade estamos. O nosso cenário atual é de livre mercado. O que determina os preços em uma sociedade capitalista é a concorrência. Mas nós também temos a lei de proteção ao consumo, feita lá em 1990, e ela diz que o teto para a margem de lucro é de 20%. Então, nós podemos chegar no posto de gasolina e exigir a nota fiscal de compra dos produtos que ele comercializa e ver na prática o preço de venda. Se estiver dentro da margem dos 20%, acabou a prerrogativa do Procon de ter uma atitude imediata. Foi isso o que nós fizemos na semana passada”, explica Neusa Azevedo.
A diretora também falou sobre o projeto 'Procon na Comunidade’. “Apesar da pandemia, nós já conseguimos realizar duas edições na Rua Grande [Independência], onde distribuímos material, conversamos com as pessoas e tiramos as suas dúvidas. E dia 17, nós vamos estar na Vila Brás, em uma parceria com a Associação. Vamos levar um fiscal para tiras as dúvidas dos moradores. O nosso objetivo é realizar o Procon na Comunidade em todas as regiões de São Leopoldo”, projeta a diretora do Procon.
Um alerta que Neusa faz é em relação às compras pela internet e diz que nessa hora todo cuidado é pouco. “Compras na internet, por exemplo, têm um prazo diferenciado da compra que se faz em lojas físicas, que são de sete dias para devolução. Porém, o problema maior nas compras online, são os sites que não existem, inclusive sites falsos que copiam as logomarcas de outras lojas e fazem um preço muito menor do que o verdadeiro. Por isso que eu digo: pesquisa de preço virou uma necessidade nesses tempos modernos, porque se eu olho que aquele preço difere muito dos outros no mercado, posso deduzir de que algo não está certo", alerta a advogada.
Neusa aproveitou para divulgar o evento que acontece na tarde desta terça. “Hoje à tarde, a partir das 14h30, ocorrerá o evento 'Impactos da pandemia de Covid-19 nas relações de consumo'. Serão dois painéis com palestras de diversos profissionais renomados na área", convida.
A diretora também fez uma reflexão para parabenizar a equipe do Procon e deixar as informações de como os consumidores podem entrar em contato para saberem de seus direitos. “A equipe já melhorou. Agora são duas fiscais trabalhando conosco. Também temos uma equipe de estagiários de áreas diversas que fazem esse atendimento ao público. Então , aproveito este dia para mandar um abraço à equipe que tem trabalhado muito, ultimamente", agradece.
"Quero deixar registrado também o contato do Procon, caso alguém queira entrar em contato, seja para tirar dúvidas ou denunciar irregularidades, o número é o (51) 2200-0355 e fica localizado no saguão da Prefeitura de São Leopoldo", informa Neusa.
O Programa Start News com a participação da diretora do Procon, Neusa Azevedo, tem reprise hoje (15), às 20h, na radiostart.com.br
Andressa Deuner, da Redação Start































Comentários