Novas regras da CNH são oficializadas hoje pelo governo federal
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 3 horas
- 1 min de leitura

O governo federal oficializa nesta terça-feira (9) as novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As mudanças entram em vigor após publicação no Diário Oficial da União e incluem o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas e a renovação automática e gratuita para motoristas sem infrações no ano anterior.
Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, também será lançado o aplicativo CNH do Brasil, que substituirá a atual Carteira Digital de Trânsito (CDT) e permitirá realizar grande parte do processo de habilitação.
Principais mudanças
Aulas em autoescola deixam de ser obrigatórias;
Curso teórico gratuito no aplicativo, sem carga horária mínima;
Aulas práticas mínimas caem de 20 para 2 horas;
Aluno pode contratar instrutor autônomo e usar veículo próprio;
Reprovação dá direito a novo teste gratuito;
Sem prazo limite para concluir o processo;
Renovação automática e gratuita para motoristas sem pontos.
Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, as alterações devem reduzir até 80% do custo para tirar a CNH, hoje estimado em até R$ 5 mil.
Processo pelo aplicativo
O futuro motorista fará o curso teórico, obterá certificado, realizará biometria e exames no Detran e, após aprovação na prova teórica, poderá escolher entre instrutor autônomo ou autoescola para as aulas práticas. A prova prática permanece presencial, e a CNH digital será emitida automaticamente em caso de aprovação.
As provas teóricas e práticas serão padronizadas em todo o país, e os simulados do aplicativo terão questões iguais às aplicadas no teste oficial.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: G1 RS































Comentários