Novo Hamburgo inicia medição automática do nível do Rio dos Sinos
- Start Comunicação

- 24 de jun.
- 1 min de leitura

Novo Hamburgo conta com um novo sistema de monitoramento do Rio dos Sinos. Sensores foram instalados na Estação de Captação de Água Bruta (EAB) da Comusa, em Lomba Grande, permitindo a medição automática do nível do rio, da chuva e de alagamentos.
A iniciativa faz parte de uma prova de conceito firmada com a empresa portuguesa Green Metrics e terá um período de testes de 90 dias. Esta é a segunda visita dos técnicos ao município; a primeira ocorreu em maio.
Foram instalados sensores para medição da lâmina d’água e da precipitação. Um terceiro sensor, de alagamento, será ativado assim que o nível do rio permitir. Ele enviará alertas em tempo real à Defesa Civil.
Atualmente, as medições são feitas manualmente, expondo os agentes a riscos. A automatização traz mais agilidade e precisão nas respostas a eventos críticos. O sistema também poderá ser acessado por aplicativo, alertando sobre cheias. O diretor da Comusa, Paulo Kopschina, destacou o ganho em segurança e tecnologia. A ação integra o Plano de Contingência do município e reforça a prevenção e proteção da população.
Fonte: PMNH































Comentários