top of page

O tamanho de Simone Dutra no governo leopoldense - Por Bado Jacoby

A política, desde que o bicho homem começou o processo de convivência social de uma maneira mais civilizada, é uma ciência e para alguns e algumas é um dom construído pela persistência e pela convivência nesse ambiente, que de uma forma ou outra, define a vida de todas as pessoas que aceitam viver diante e à mercê de um pacto social organizado juridicamente para minimamente, terem uma proteção da coisa pública organizada.


A eleição municipal de São Leopoldo de 2024, que legitimamente por meio das urnas, escolheu Heliomar Franco (PL) e Regina Caetano (PP), para governarem a cidade, teve na figura da agora primeira-dama e Secretária Municipal, Simone Dutra, alguém de muito protagonismo. Desde o começo da construção da figura política de Heliomar Franco, Simone sempre esteve presente e orgânica. Formatada politicamente em um tempo que muita conversa e paciência eram determinantes, a primeira-dama leopoldense durante mais de 10 anos, interagiu e negociava politicamente com todos os setores locais. É quase raro, conversar com alguém do meio político que nos últimos anos não tenha feito reuniões onde não estivesse presente Simone Dutra. Ou seja, eleição em aberto, Simone por perto e com muita participação.


O grande feito desse processo que culminou na chegada de Heliomar Franco na prefeitura de São Leopoldo, foi a transformação de um delegado de polícia sem cintura política, em um candidato viável e com possibilidades de circular em todos os setores políticos e sociais de São Leopoldo. E, nenhuma dúvida que nesta construção, Simone Dutra foi decisiva, por sua habilidade política.


O conjunto da obra que elegeu o novo prefeito leopoldense, foi a transformação de um grande potencial político, em um candidato com viabilidade eleitoral. E aí, entra a grande façanha de Simone, que não desistiu do “projeto Heliomar”, mesmo com duas derrotas nas eleições anteriores. Só quem tem visão e determinação política consegue manter essa persistência e convicção e assim disputar três eleições consecutivas para o mesmo cargo.


Dentro desse contexto, era natural e justo, que Simone Dutra, não seria e nem será apenas uma figura decorativa e protocolar no dia a dia da administração municipal e assim está acontecendo. Ela continua articulando politicamente agora para ajudar na viabilização da gestão recém empossada, até porque sabe que a vitória nas urnas, é apenas um passo para governar. São Leopoldo é um “Frankestein político” e cada pedaço precisa ser encaixado com muito cuidado para se ter um controle mínimo com tantos e diversificados aliados. E novamente neste contexto, circula a figura de Simone Dutra como uma protagonista. Se alguém conhecer alguém que conheça mais a política da aldeia e suas “manhas” dentro do atual governo, por favor avisem a nossa coluna política.


O resumo da atual ópera política leopoldense é muito simples e clara: “não precisa especular se Simone Dutra é protagonista no atual governo. Sim, ela tem esse protagonismo que é justo e merecido”. Pode até não se concordar, mas aí, é brigar com a realidade.


Coluna Radar da Política do Jornal Start edição 049

Leia a edição completa acessando https://bit.ly/jornalstartmar%C3%A7o2025

Comments


980x135406b8d94-f8c6-4d9b-94f9-56f57ba24092.png
start start start.png
Banners Digitais - ajustado_SICREDI- 980x135px.png
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
2.png
bottom of page