top of page

O xadrez político em São Leopoldo para as Eleições 2022


Mesmo faltando um ano para as eleições de 2022, que vai escolher o novo presidente da república, os novos governadores, senadores e deputados federais e estaduais, o ambiente político de São Leopoldo está todo de olho nos resultados das eleições mais importantes desde o fim da ditadura civil-militar que “governou” o Brasil durante mais de 20 anos.


Temos em São Leopoldo um prefeito que há vários anos é o político mais orgânico do Partido dos Trabalhadores e talvez o mais influente a nível estadual e, com esta envergadura política, não pode ser descartado como uma das alternativas do partido para candidaturas majoritárias, leia-se, senador ou governador. Ary Vanazzi também é forte candidato a um ministério, caso o ex-presidente Lula ganhe a eleição para presidente da república em 2022.


O tabuleiro local que já está se desenhando para a eleição municipal de 2024, também deve ficar mais claro a partir dos resultados da eleição de 2022, conforme a votação de alguns pretendentes a sentar na cadeira do atual prefeito Vanazzi a partir de 01 de janeiro de 2025. As candidaturas para as vagas na assembleia legislativa gaúcha e câmara de deputados são fator decisivo para cacifar ou eliminar os já pré-candidatos.


Vão disputar vagas aos legislativos estaduais e federais e já estão com suas candidaturas sendo trabalhadas os seguintes pré-candidatos:


  • Pelo PT, deve concorrer a estadual, a vereadora Ana Affonso e a federal, os atuais secretários Marcel Frison e Nestor Schwertner;

  • Pelo Cidadania, deve concorrer a estadual o vereador Gabriel Dias;

  • Pelo PSB, deve concorrer a estadual o vereador Alessando Lemos;

  • Pelo PDT, podem concorrer a federal o vice-prefeito Ary moura e a vereadora Iara Cardoso e a estadual devem concorrer o músico Régis Marques e o vereador Rafa Souza;

  • Pelo DEM, deve concorrer a federal o delegado Heliomar Franco;

  • Pelo MDB, pode concorrer a federal o suplente de vereador, Victor Hugo Eggers Carvalho, que já deixou bem claro que não voltou para a sigla para bater palmas para candidaturas forasteiras impostas pela cúpula partidária;

  • Também são citados os nomes dos vereadores Tarzan Correa dos Republicanos e Dentinho do PTB, que não parecem muito animados ou pelo menos externando a possibilidade de disputar vagas nos legislativos estadual e federal.


A votação de cada um desses ainda pré-candidatos nas eleições de 2022 vai determinar as possibilidades de cada um para a eleição de 2024. Só não viu esse desenho quem ainda não entendeu nada do que está acontecendo na política leopoldense.


Por Bado Jacoby, colunista de Política

Comentários


START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page