top of page
Buscar

Objetos históricos são furtados do Museu do Trem de São Leopoldo


Imagem: divulgação/ PMSL.

Dois objetos históricos foram furtados do Museu do Trem de São Leopoldo. De acordo com a diretora da instituição, a museóloga Alice Bemvenuti, o arrombamento e furto qualificado ocorreram no dia 12 de julho. A direção tomou as providências para a abertura de investigação policial e os trâmites que envolvem o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por se tratar de acervo federal.


Os objetos furtados foram um extintor de incêndio com válvula de pressão, de cobre e bronze, altura 62 cm, marca Q.C.V./U.S. Gauge; e, um nível topográfico, que foi usado na construção da estrada de ferro, de bronze e lente de vidro, comprimento 53 cm, fabricação W.7L.E.Gurley, EUA.

A diretora Alice Bemvenuti faz um apelo, em especial para os comerciantes de antiquários, ferros-velhos e sucatas, e de modo geral para que a comunidade colabore com informações sobre as peças. “Ambos os objetos furtados estão entre aqueles cobiçados por colecionadores em mercado paralelo, assim como por aqueles que se interessam pela matéria-prima. Há uma especial atenção, no mercado nacional e internacional, para objetos relacionados ao final do Século XIX e início do Século XX, da ferrovia”, destaca.


“É muito importante recuperarmos estas peças valiosas para o acervo, pois contam uma parte da história da ferrovia”, reforça o secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos.


Os contatos para informações e denúncias podem ser feitos pelos seguintes telefones:

3235-9013, da Polícia Federal e 2200-0520, do Museu do Trem.


Fonte: PMSL

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page