Parabéns a Estação Primeira, grande campeão e a toda comunidade carnavalesca de São Leopoldo - Por Bado Jacoby
- Start Comunicação

- 23 de mar. de 2025
- 3 min de leitura

Na noite de sábado, 22 de março, milhares de pessoas se reuniram na Passarela Tom Astral para participar de uma maneira ou outra, dos desfiles das Escolas de Samba que competiram pelo tão sonhado caneco de campeã do Carnaval leopoldense de 2025.
Ali naquela espaço em volta de uma das mais movimentadas avenidas da região central da cidade, que por apenas uma noite, se transforma na Passarela Tom Astral, se reuniram, quem desfilou, que torceu, quem só foi assistir, veículos de imprensa, políticos de todas as ideologias e empreendedores que aproveitaram para explorar comercialmente as milhares de pessoas que por cerca de 10 horas, circulam pelo evento.
O Carnaval é uma festa de inclusão e que sofre preconceitos dos mais perversos e injustos possíveis. Um preconceito basicamente embasado, no racismo e nas tantas intolerâncias, que infelizmente existem há séculos e nos últimos tempos tomaram uma forma mais escancarada e explicita. Nem uma dúvida, de que o carnaval como manifestação cultural, sofre preconceitos, por ser uma festa que agrega e tem como grandes protagonistas, camadas mais pobres da sociedade (principalmente negros) e também convive e inclui com muita naturalidade, a comunidade LGBTQI+.
Mas, felizmente essa grande festa popular persiste e resiste e se renova a cada ano. O carnaval leopoldense, tem uma grande tradição e esta entre os cinco melhores do no estado. Temos escolas tradicionais de comunidades de todas as regiões da cidade. Temos o Império do Sol que está na elite do carnaval gaúcho e desfila há vários anos neste seleto grupo e mesmo com todas as adversidades possíveis, conseguiu neste ano de 2025, permanecer entre as gigantes do carnaval de Porto Alegre.
O Carnaval leopoldense, tem um charme muito gostoso. Ele é familiar, ele é de amigos e de amigas que mesmo depois dos choros e reclamações pós escolha da grande campeã, se acertam e acabam indo para a disputa do ano seguinte. As reclamações e troca de farpas das escolas Verde e Rosa e Estação Primeira, já fazem parte do contexto do carnaval e todos só ficam esperando como vai ser a disputa e reclamações do ano. E ainda temos a nosso Alambique Leopoldense, que traz um carnaval de comunidade dos mais alegres e todos os anos, participa sem medo de ser feliz. É lindo de se ver o empenho daquele povo da baixada que neste ano se superou ainda mais. A região do Alambique, foi uma dsa mais atingidas nas enchentes de maio de 2024. E agora, já temos mais duas escolas dando luz alta na Estação Primeira e na Verde Rosa. Sim, temos os Imperadores do Sul da Cohab Duque e também os Leões da Feitoria que a cada ano, mostram que é apenas questão de tempo, para começarem abocanhar os títulos do carnaval leopoldense. Ou seja, o carnaval de São Leopoldo cresce a cada ano.
O apoio da administração foi fundamental e desmentiu uma expectativa de que o novo governo, não se envolveria com esse setor da sociedade e que o carnaval não seria prioridade. Felizmente, o Carnaval 2025 teve grande apoio da administração do Prefeito Heliomar Franco que mesmo sabendo que alguns segmentos sociais que o apoiaram na eleição fazem cara muito feia para a festa, decidiu colocar a estrutura da prefeitura para apoiar o evento. E esse apoio, foi fundamental para o sucesso que seu viu na noite de sábado.
Por tudo que foi narrada aí em cima, só temos a comemorar e dar um GRANDE PARABÉNS, para Estação Primeira de São Léo, a justa campeã e a todas as outras escolas que também foram vencedoras. E vida longa ao Carnaval leopoldense, a festa da alegria e da inclusão!!!
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br/ Por Bado Jacoby































Comentários