Prefeitura vistoria área da nova Casa de Bombas da Zona Nordeste
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS
- há 4 minutos
- 2 min de leitura

Na manhã desta quinta-feira (29), o prefeito Heliomar Franco, acompanhado da presidente do Semae, Cladis Magnani, e do engenheiro da Caixa Econômica Federal, Eduardo Wuttke, esteve na área onde será construída a nova Casa de Bombas da Zona Nordeste. Também participaram da vistoria engenheiros e técnicos do Semae.
A Casa de Bombas nº 7 ficará localizada na saída do canal da Bacia Steigleder, ponto estratégico para o escoamento das águas pluviais da região. A obra irá beneficiar diretamente moradores dos bairros Santos Dumont, Rio dos Sinos, Campina, parte baixa do Scharlau e Santo Afonso, em Novo Hamburgo.
Primeira fase
Com início previsto para abril, a primeira etapa prevê a construção de um canal de drenagem em concreto armado, com 12 metros de largura e 1.200 metros de extensão. “Essa vala de drenagem vai aliviar toda a água que chega à Steigleder, Santos Dumont e Vila Brás, ajudando a evitar novos alagamentos. É apenas o começo de uma grande obra que também contempla a nova casa de bombas”, explicou o prefeito Heliomar Franco.
A presidente do Semae, Cladis Magnani, destacou que a segunda etapa será a implantação de uma bacia de amortecimento. “Ela vai reter essa água e encaminhá-la ao Rio dos Sinos, com contenção e desaceleração do fluxo durante chuvas intensas”, afirmou.
A terceira fase prevê a construção da unidade 7, equipada com quatro conjuntos de motobombas, cada um com capacidade de 3 mil litros por segundo, totalizando 12 mil litros por segundo. A estrutura contará ainda com sistema automatizado, redundância mecânica e elétrica, posicionando-se entre as mais potentes do município.
O investimento total será de R$ 69,3 milhões, provenientes do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (FIRECE), criado em dezembro de 2024 em resposta às enchentes no Estado.
Atualmente, o município opera cinco casas de bombas fixas: Rodoviária, Ginásio, João Corrêa, Campina e Cerquinha.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo







