top of page
Buscar

PIB do RS recua 0,1% no terceiro trimestre de 2023


Influenciado pela queda na atividade agropecuária, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul encolheu 0,1% no terceiro trimestre de 2023 na comparação com o trimestre anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado, a variação foi de +0,1% na economia gaúcha.


No Brasil, o PIB teve variação de +0,1% entre os trimestres e de 2% sobre o mesmo período de 2022.


O período de julho a setembro é tradicionalmente marcado pelo menor impacto das atividades ligadas ao campo, segmento que tem no primeiro semestre o seu maior reflexo. Mas a baixa expressiva de 15,5% acentuou o desempenho mais fraco da economia no Estado.


Na indústria, o crescimento foi de 1%, sustentado pela indústria de transformação (+1%) e pelas atividades de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (+7,4%).


Já nos serviços, houve avanço de 0,6% no trimestre, o mesmo do registrado no país, puxado pelas atividades do comércio (1,8%), intermediação financeira e seguros (1,5%) e serviços de informação (1,4%).


Os resultados da economia foram divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG).


Mesmo com a estiagem, o desempenho da agropecuária, com alta acumulada de 26,5% no ano, ajudou a sustentar a variação positiva da economia gaúcha até setembro de 2023 (2,5%). O dado indica recuperação do campo em relação ao ciclo passado, quando a seca foi ainda mais severa. Os serviços também somaram alta de 2,9%. No sentido inverso, a indústria retraiu 5% de janeiro e setembro.


Fonte: GZH

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page