Pix ganha botão que facilita contestação de golpes e fraudes
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- 1 de out.
- 1 min de leitura

A partir desta quarta-feira (1º), os usuários do Pix já podem utilizar o botão de contestação de transações para facilitar a devolução de valores em casos de fraude, golpe ou coerção. Oficialmente chamado de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), o recurso está disponível pelo aplicativo do banco ou instituição financeira do usuário e elimina a necessidade de atendimento presencial ou por telefone.
Segundo o Banco Central, ao acionar o botão, a contestação é imediatamente enviada ao banco do golpista, que deve bloquear os recursos na conta, caso existam. Ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação e, se confirmada a fraude, o dinheiro é devolvido à vítima em até onze dias. O BC destaca que o MED não se aplica a erros de digitação, arrependimento ou disputas comerciais.
Outra novidade é que, a partir de 23 de novembro, será possível devolver valores a partir de contas diferentes da utilizada na fraude, recurso que se tornará obrigatório em fevereiro de 2026. A medida visa rastrear os caminhos do dinheiro e aumentar a chance de recuperação dos recursos, desincentivando novas fraudes.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Correio do Povo


































Comentários