Prefeitura apresenta ações de acolhimento a refugiados durante visita de representante da ONU
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 1 dia
- 3 min de leitura

O prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco, recebeu na manhã desta quinta-feira (25) o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) no Brasil, Davide Torzilli, para apresentar as políticas públicas desenvolvidas pelo município voltadas ao atendimento de migrantes e refugiados.
A reunião contou com a participação da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Patrícia Giacomini, do diretor de Direitos Humanos da Sedes, Tarso Boelter, além de representantes do Acnur e da administração municipal.
Durante o encontro, a Prefeitura destacou a adesão ao programa Operação Acolhida, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), que prevê a implantação de uma Casa de Passagem e de um Centro de Convivência para Migrantes e Refugiados. Segundo o município, São Leopoldo será a primeira cidade do país a contar com um Centro de Convivência voltado exclusivamente para esse público.
O prefeito Heliomar Franco ressaltou o compromisso da cidade com o acolhimento humanitário, mesmo diante dos desafios enfrentados após a pandemia e a enchente de 2024.
"Temos as nossas próprias mazelas na cidade, mas sobra espaço no coração do leopoldense para enxergar essas dificuldades que essas pessoas têm nos seus próprios países. Queremos ser protagonistas nesse trabalho e dar exemplo para o Brasil", afirmou.
Davide Torzilli explicou que a visita teve como objetivo conhecer de perto as iniciativas desenvolvidas em São Leopoldo, especialmente o projeto do Centro de Convivência, considerado inovador.
"Sei que passaram momentos muito difíceis com as enchentes e queria conhecer a experiência de São Leopoldo. O Brasil é um país muito acolhedor, mas essa é uma pauta desafiadora. Ter experiências positivas é importante para que possamos disseminá-las em outras regiões", destacou.
Durante a reunião, também foram apresentados detalhes do Plano de Ação elaborado pelo município. A Casa de Passagem está em processo de seleção da organização da sociedade civil que ficará responsável pela execução do serviço, com resultado previsto para o dia 13 de julho. O espaço atenderá até 20 migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade, prioritariamente oriundos do fluxo migratório venezuelano.
O Acnur também realizou a doação de equipamentos para auxiliar na estruturação da Casa de Passagem, incluindo geladeira, freezer, colchões e computadores.
Já o Centro de Convivência oferecerá atendimentos individuais e coletivos, oficinas, grupos de convivência, escuta qualificada e encaminhamentos à rede socioassistencial para migrantes e refugiados residentes no município. A seleção da entidade responsável pela execução do serviço está em andamento, com divulgação do resultado prevista para o dia 28 de julho.
A agenda também serviu para reforçar a parceria entre o município e o Acnur, que atua no apoio às políticas de acolhimento e integração da população refugiada. Segundo a secretária Patrícia Giacomini, a cooperação com a agência da ONU fortalece a construção de políticas públicas voltadas à inclusão e à garantia dos direitos humanos.
II Semana do Refugiado e Migrante
Como parte da programação da II Semana do Refugiado e Migrante, São Leopoldo promove nesta sexta-feira (26), das 14h às 17h, na Praça do Imigrante, uma série de atividades culturais e de integração. A programação inclui apresentações artísticas, feira de empreendedorismo, exposição de produtos e gastronomia produzidos por migrantes e refugiados residentes no município.
A iniciativa busca valorizar a diversidade cultural, incentivar o empreendedorismo e ampliar a integração entre a população migrante e a comunidade leopoldense.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

























Comentários