Prefeitura avança na atualização do restauro da Casa do Imigrante
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 3 horas
- 2 min de leitura

O prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco, esteve na Casa da Feitoria/Museu do Imigrante na manhã desta quinta-feira (4) para acompanhar a atualização do projeto de restauro da edificação histórica. A vistoria contou ainda com a presença do secretário-geral de Governo, Leonardo Klaus, e do secretário de Cultura e Relações Internacionais, Geison Freitas.
Heliomar ressaltou o valor simbólico e patrimonial do espaço, considerado um marco na história da imigração alemã no Brasil. “A Casa do Imigrante é um edifício histórico que dialoga diretamente com nossas raízes, com o pertencimento da comunidade e com a própria história do país. O prédio necessita de restauração há muitos anos, e agora iniciamos efetivamente esse processo”, afirmou o prefeito.
Segundo Klaus, o projeto passa por atualização para que o município possa abrir licitação. A previsão é de que as obras iniciem entre fevereiro e março de 2026.“Mapeamos toda a região ao longo deste ano porque a estrutura sofreu grande deterioração. Agora, com o projeto revisado, teremos condições de entregar a Casa do Imigrante revitalizada para a comunidade”, disse.
A Studio1 Arquitetura é responsável pelo levantamento cadastral da estrutura, utilizando tecnologia de modelagem tridimensional para obter dados precisos. De acordo com o arquiteto Lucas Volpatto, esta etapa é essencial para ajustar o projeto anterior, aprovado pelo programa Iconicidades, do Governo do Estado.“Estamos criando uma nuvem de pontos que detalha com precisão o estado atual da edificação. Esse diagnóstico permitirá orientar o novo projeto de restauro”, explicou. O trabalho também é acompanhado pelo arquiteto Kauã Domingues.
Para o secretário de Cultura, Geison Freitas, além de seu valor histórico, a Casa do Imigrante integra o roteiro turístico da cidade e tem potencial para impulsionar o comércio, movimentar a economia local e gerar emprego e renda na região da Feitoria.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo































Comentários