Prefeitura inicia retirada de areia na avenida João Corrêa após desassoreamento
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 2 horas
- 1 min de leitura

Equipes da Secretaria de Mobilidade e Obras (Semob) iniciaram a retirada da areia acumulada no entorno da avenida João Corrêa, nas proximidades da casa de bombas. O material foi removido do leito do arroio durante o processo de limpeza. “Primeiro realizamos o desassoreamento com retroescavadeira. Depois, aguardamos o lodo secar para que o Estado possa medir a quantidade retirada. Em seguida, o material será usado na base do dique, ajudando na sua sustentação”, explicou o secretário Tarzan Corrêa.
Após a remoção da areia, é realizado o jateamento da rua e da calçada. “É um serviço de grande porte, com máquinas, caminhões e toneladas de resíduos, o que pode gerar transtornos temporários, mas o resultado traz mais segurança sem comprometer a via”, acrescentou.
O trabalho começou no fim de janeiro e integra o programa Desassorear RS, do Plano Rio Grande, do Governo do Estado, voltado à limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais em municípios atingidos pela enchente de 2024. Na primeira fase, as ações ocorreram no arroio Kruze. Agora, seguem no Arroio João Corrêa, no trecho entre a BR-116 e a Casa de Bombas, no bairro Vicentina, aumentando a vazão e facilitando o funcionamento do sistema.
Moradora do bairro Vicentina há 18 anos, Cristiane Assunção aprovou a iniciativa. “A limpeza ficou boa, foi rápida e nos deixa mais tranquilos.” O subprefeito da Zona Oeste, Maurinho Fiúza, acompanha os trabalhos. “Estamos retirando a areia que secou da lama e limpando calçadas e vias para, na sequência, avançar pela avenida em direção à BR-116”, afirmou.






























Comentários