top of page

Presidente Lula concede ordem de Rio Branco, de forma póstuma, a Eunice Paiva

ree

Eunice Paiva teve o marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva, levado de casa em 1971 e morto pela ditadura militar brasileira. O percurso dela e de sua família em busca de informações sobre o que realmente ocorreu se tornou símbolo da luta pela verdade e pela defesa dos direitos humanos.


Somente 25 anos depois o Estado Brasileiro reconheceu a morte de Rubens Paiva. O corpo nunca foi localizado. A história ganhou grande visibilidade com o filme Ainda Estou Aqui , que recebeu, entre outras dezenas de premiações, o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025.


A trajetória de Eunice Paiva é considerada exemplo de coragem na luta contra a opressão da ditadura e em favor de liberdades democráticas e dos direitos dos povos originários, causa a que também se dedicou. Seu percurso é visto como paradigma para os que buscam preservar e fazer avançar o Estado Democrático de Direito.


O QUE É - A Ordem de Rio Branco foi instituída em 1963 com o objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, além de estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção. O nome faz referência ao Patrono da diplomacia brasileira – o Barão do Rio Branco.


A insígnia é uma cruz de quatro braços e oito pontas esmaltadas de branco, tendo no centro a esfera armilar, em prata dourada, inscrita, num círculo de esmalte azul, a legenda "Ubique Patriae Memor". A expressão em latim foi extraída do ex-libris do Barão do Rio Branco e se traduz como "Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança".


PRÊMIO - Além da Ordem de Rio Branco, o Governo Federal anunciou em 8 de janeiro deste ano a criação do Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia . A distinção será concedida anualmente pelo Observatório da Democracia da Advocacia-Geral da União.


A ideia é dar visibilidade a pessoas que tenham colaborado de forma notória, seja por atuação profissional, intelectual, social ou política, para a preservação, restauração ou consolidação do regime democrático no Brasil. Além de destacar e exaltar as trajetórias dos vencedores, a premiação pretende evocar a memória de luta de Eunice Paiva em favor da resistência democrática e da defesa dos direitos humanos.


FONTE: AGENCIA GOV

FOTO: Agência Gov


Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page