Presidente Lula vai a Roma para o Fórum Mundial da Alimentação
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- 9 de out.
- 2 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Roma, Itália, no próximo dia 13 de outubro, para participar do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). Segundo o Itamaraty, Lula abrirá o evento e, em seguida, participará da reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
O convite ao presidente brasileiro veio do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em julho, quando Lula foi informado, por telefone, de que o Brasil havia saído do Mapa da Fome. Já está confirmado um encontro bilateral entre Lula e Dongyu durante o fórum. “Outros encontros bilaterais estão sendo avaliados pela equipe do presidente”, disse Saulo Arantes Ceolin, diretor de Projetos de Segurança Alimentar, em coletiva do Itamaraty nesta quarta-feira (8).
Em Roma, Lula também participará da inauguração do espaço que abrigará os mecanismos de apoio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, antes de retornar ao Brasil ainda no mesmo dia. De acordo com Ceolin, os resultados da Aliança serão apresentados em novembro, na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social da ONU, durante a primeira reunião de alto nível do grupo.
A Aliança conta atualmente com quase 200 membros, entre países, agências internacionais, universidades e bancos de desenvolvimento, responsáveis pelo financiamento de seus projetos. Há, ainda, 13 solicitações de novos integrantes, sendo sete da África, dois da América Latina e Caribe, três do Sudeste Asiático e um do Oriente Médio. Entre eles, seis já finalizam seus planos de ação com apoio de parceiros, envolvendo países como Etiópia, Haiti, Quênia, Palestina, Ruanda e Zâmbia.
Esses planos incluem iniciativas de alimentação escolar, transferência de renda, nutrição materna e infantil e apoio à agricultura familiar. “Temos a expectativa de que três ou quatro países tenham seus planos aprovados em breve”, afirmou Ceolin.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: O Sul


































Comentários