top of page

Primeiras escolas municipais atingidas pela enchente retornam às aulas em São Leopoldo

Imagem: Thales Ferreira/ PMSL.

Um momento muito emocionante e esperado pela Secretaria de Educação (Smed) de São Leopoldo, pela comunidade e pelas escolas. Quatro, das 15 instituições que foram gravemente atingidas pela inundação de maio, retornaram o atendimento aos estudantes nesta quarta-feira (3).


Com muita alegria e colorido, equipes diretivas, professores e demais trabalhadores das escolas receberam os alunos e alunas. Exemplo disso foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Belchior Marques Goulart, na vila Brás , onde o grupo cantou a música Querência Amada para recepcionar crianças, jovens e seus familiares. A João Goulart é a maior escola de São Leopoldo, com 1.540 matriculados.


Também retomaram as aulas nessa quarta as EMEFs Rui Barbosa (Vicentina), Padre Orestes João Stragliotto (Santos Dumont) e EMEF Francisco Cândido Xavier (Santos Dumont). Conforme a pasta, apenas na Rio Barbosa a educação infantil retornou às aulas. Nas outras três, O início dos pequenos está agendado para a próxima segunda-feira (8).


O prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, e a titular da pasta, professora Renata de Matos, acompanharam o retorno às atividades durante a tarde, na João Goulart. Vanazzi visitou as salas, conversou com estudantes, professores e funcionárias que fazem a manipulação de alimentos. O chefe do Executivo também conferiu de perto todo o trabalho feito pela Smed e pela escola nestes 40 dias sem atendimento.


“É muito gratificante entrar em uma sala de aula e ver a vida que voltou a pulsar neste espaço. Notar a satisfação dos professores e a alegria dos estudantes que comentam estarem felizes com esta volta. Também estou surpreso que no primeiro dia a escola já está lotada. Esta é a prova do papel fundamental deste local dentro das comunidades. Vamos seguir trabalhando muito para ainda este mês abrir todas as escolas que estão em obras”, disse Vanazzi.


Obras seguem sendo realizadas


Mesmo com as instituições retornando às atividades, elas ainda não estão 100% recuperadas, conforme a Smed.


Desde que as águas baixaram em cada bairro, as instituições passaram por inspeção técnica, remoção de entulhos, limpeza pesada e fina, desinfecção e, onde foi necessário, serviços de elétrica, pintura, preparação e colocação de piso, manutenções, além da colocação de mobiliário, equipamentos e materiais de expediente.


"Elas retornam com ótimas condições de atender com qualidade e segurança. As equipes da Smed, próprias e terceirizadas, seguem com obras, como pintura, colocação de pisos, entre outros. Também chegarão mais móveis, como classes, armários, mesas de reuniões e eletrônicos", diz a nota da pasta encaminhada pela Superintendência de Comunicação da prefeitura.

Comentários


República Start - 1
Manuela Start - 1
BannerSite_1230-x-1020
START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page