top of page

Primeiras turmas dos cursos de Operador de Computador e Agente Cultural se formam em São Leopoldo



Imagem: Miguel Thurles/ PMSL.

Trinta estudantes das primeiras turmas dos cursos de Operador de Computador e Agente Cultural da modalidade EJA FIC se formaram neste sábado (13), em São Leopoldo. O evento foi realizado no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Gusmão Brito.


A modalidade EJA FIC é uma parceria da Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFsul), que consiste em disponibilizar a formação profissional e tecnológica continuada para aqueles estudantes que não tiveram essa oportunidade.

Presente na cerimônia, o prefeito Ary Vanazzi comentou sobre a capacitação. “Dar a oportunidade das pessoas que, por algum motivo tiveram que parar de estudar para trabalhar e ajudar as suas famílias, poderem concluir seus estudos e terem uma formação profissional que vai ajudar elas a conseguirem alcançar novas oportunidades de vida e melhores vagas no mercado de trabalho aqui na nossa cidade é a nossa missão como governo. Temos como um dos princípios o compromisso com a educação pública de qualidade” disse Vanazzi.


Já a assessora de assuntos intersetoriais da Smed, Renata de Matos, reforçou a importância da parceria entre o município e o Instituto Federal. “O objetivo desta parceria é, antes de tudo, garantir aos estudantes uma educação pública qualificada, gratuita e que seja empoderadora. Que coloque nas mãos dos trabalhadores e trabalhadoras a confiança e a autoestima de saber que é capaz de grandes coisa e por isso essa parceria que traz para São Leopoldo o IFSul que tem como cerne a formação profissional continuada gratuita, é tão importante para nós”, explicou.


As formandas Isabel da Conceição e Maria Isabel Pacheco se emocionaram ao falar sobre a conclusão dos cursos e a importância deles em suas vidas. “Eu agradeço a todos os professores, ao prefeito e ao IFSul. Isso aqui para mim não é um certificado e sim um milagre, porque para mim, que tenho 57 anos e parei de estudar aos 9 anos, estar aqui me formando é um milagre e eu vou continuar porque a minha vida acadêmica está começando agora” relatou a agente cultural, Isabel da Conceição. Já a operadora de computadores, Maria Isabel expressou que “gostaria de dizer o quanto esse curso foi especial para mim e para todos os meus colegas. Como eu estou feliz em estar me formando. Esse curso impactou diretamente todas as nossas vidas porque nos deu ensinamentos que, de fato, vamos usar nas nossas vidas profissionais. Queria agradecer a todos os professores que sempre nos incentivaram a continuar dando sempre o nosso melhor”.


"Nós sabemos como é difícil estudar noite após noite e por isso estar aqui na formatura do EJA FIC é uma alegria tão grande para nós”, destacou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, Vinícius Martins. Também presente na cerimônia, o diretor-geral do IFSul – Campus Sapucaia do Sul, Fábio Lemes disse que “essa foi a primeira experiência da nossa parceria com a prefeitura aqui de São Leopoldo e já renovamos a nossa parceria para continuar com esse curso e abrir novos para cada vez mais resgatar estudantes que por ventura acabaram por largar seus estudos”.


Fonte: PMSL

Comentários


IMG_4264
Manuela Start - 1
BannerSite_1230-x-1020
START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page