top of page

Profissionais do SUS começam a receber vacina contra a dengue desenvolvida pelo Butantan


Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

A partir desta segunda-feira (9), profissionais de saúde da atenção primária que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) iniciam a vacinação contra a dengue com o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan. A vacina, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de dezembro, é a primeira do mundo em dose única contra a doença e foi testada em pessoas de 12 a 59 anos.


Em cerimônia realizada em São Paulo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a imunização contempla todas as equipes multiprofissionais das unidades básicas de saúde, incluindo agentes comunitários, enfermeiros, médicos e demais profissionais cadastrados.

Na ocasião, Padilha e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também visitaram o Centro de Produção de Vacinas contra a Dengue (PVD) do Instituto Butantan. “Estamos vivendo um marco histórico que coloca o Butantan entre os maiores complexos de inovação tecnológica e industrial do mundo”, afirmou o ministro.


Para viabilizar a vacinação dos profissionais em todo o país, o Ministério da Saúde adquiriu 3,9 milhões de doses. Padilha ressaltou que a produção é 100% vinculada ao SUS e tem como foco principal salvar vidas, e não apenas gerar lucro.

A vacina utiliza a tecnologia de vírus vivo atenuado, já empregada em outros imunizantes como a tríplice viral, febre amarela e poliomielite. Segundo a Anvisa, a Butantan-DV apresentou eficácia global de 74,7% contra dengue sintomática e 89% de proteção contra formas graves da doença e casos com sinais de alarme, conforme estudo publicado na revista The Lancet Infectious Diseases.


Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: O Sul

WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page