Programa 3 mil Talentos TI forma primeiros 65 estudantes, em São Leopoldo
- Start Comunicação

- 22 de dez. de 2021
- 3 min de leitura

O futuro das cidades passa pelo desenvolvimento inovador e pela formação de profissionais no setor de tecnologia. Em São Leopoldo, uma das ações do Programa Inova São Léo, o Programa 3 mil Talentos TI, fruto da parceria entre a gestão municipal, Senac e Tecnosinos, vai oferecer pelo menos três mil vagas gratuitas em cursos na área de Tecnologia da Informação para pessoas entre 15 e 39 anos, teve nesta terça-feira, 21 de dezembro, a formatura dos primeiros 65 estudantes de 15 turmas.
O evento aconteceu no auditório da Escola São Luís, e contou com a entrega dos diplomas de conclusão aos alunos dos cursos de Lógica de Programação; Programação Web com PHP; Testes de Softwares; Tecnologias para Big Data; User Experience and Research, e Programação em Java. Após três meses de elaboração e planejamento, as aulas tiveram início no final de outubro, na Unisinos, e contaram com investimento de mais de R$ 2 milhões pela Prefeitura Municipal na ação até 2024.
O Programa surgiu da decisão do governo municipal em investir em oportunidade para jovens da comunidade e pela necessidade do preenchimento de 6 mil novos postos de trabalho no Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos) que devem ser abertos nos próximos 3 anos. Os dados comprovam o aquecimento do setor, que com a pandemia, teve um crescimento acelerado.
Cerca de 65 alunos estiveram presentes para receber os certificados. O formando, Guilherme Bolzan Nunes, expressou sua alegria em estar concluindo esta etapa do curso. “Gostaria de agradecer a todos os envolvidos por proporcionar a todos estes jovens aqui presentes a oportunidade de completar um curso na área de tecnologia da informação, e principalmente pela possibilidade na área. Pretendo aproveitar tudo que aprendi neste curso, assim como aplicar e seguir neste caminho profissionalmente”, destacou Guilherme.
O prefeito Ary Vanazzi esteve presente na formatura, fazendo a entrega dos diplomas, e contou como surgiu o Programa. “Nossa preocupação desde o início foi oferecer aos nossos cidadãos qualificação nesta área que vem crescendo cada vez mais, e além disso dar a possibilidade que eles ingressem no mercado de trabalho. Aqui em São Leopoldo apostamos e investimos na modernização e na atualização, porque se não fizermos isso ficaremos para trás. E aqui, são apenas os primeiros, e que tem o dever de ser exemplo e estimular outros jovens a se inscreverem nas próximas etapas”, salientou Vanazzi.
“Este é um momento muito importante e muito alegre, pois conseguimos ver estes primeiros formando materializados num projeto no qual nos dedicamos tanto para acontecer. É importante que todos saibam que é uma janela de oportunidades que se abre, e que não deve parar por aí, esta é a primeira qualificação que estamos oferecendo, porque nossa ideia é que vocês sigam uma trilha de qualificação”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, que esteve diretamente envolvido desde o início na elaboração do Programa.
Para o secretário-geral de Governo, Nelson Spolaor a formatura destes primeiros estudantes representa uma vitória no desenvolvimento da tecnologia e da inovação de São Leopoldo. “Recebemos o desafio de criar este Programa em julho, para oferecer aos nossos jovens essas formações, mesmo com todos os processos de burocracia tínhamos o desejo de ainda neste ano formar jovens na área da Tecnologia da Informação. Este programa está inserido no Inova São Leo, na perspectiva de que a tecnologia não esteja distante da nossa vida, e na vida dos nossos cidadãos.”
Emocionada, a diretora do Senac de São Leopoldo, Lianamar da Silveira, comemorou o sucesso desta primeira etapa do 3 mil Talentos TI. “O melhor momento de estar na direção da escola, dia de formatura; um dia de celebração das conquistas. Por mais tecnologia que tenhamos no mundo, sempre precisaremos de pessoas, e pessoas que estejam preparadas. O sucesso de São Leopoldo serviu de inspiração para que criássemos um projeto a nível estadual, e isso nos deixa muito felizes, pelo bom desempenho que tivemos desde a elaboração”, disse Lianamar.
O evento também contou com a presença dos secretários adjuntos da Educação, Renata de Matos, e da Sedettec, Mário Rosito. Além disso, esteve presente a presidenta da Câmara de Vereadores, Ana Affonso (PT), e o coordenador do projeto, Ederson Felipe.
No próximo ano o Programa deverá abrir um novo edital para atender e qualificar mais jovens.
Fonte: PMSL

































Comentários