Reforma administrativa começa a redesenhar o governo Heliomar Franco, mas sem surpresas maiores
- Start Comunicação

- há 2 minutos
- 2 min de leitura

Com o retorno do prefeito Heliomar Franco(PL) do período de férias, o novo desenho do governo municipal, começa a ganhar contornos mais claros e como era esperado, sem grandes surpresas. As primeiras movimentações ocorrem em decorrência da reforma administrativa e às avaliações internas do primeiro ano de gestão, apontando ajustes pontuais no primeiro escalão e novos alinhamentos políticos.
As mudanças que devem ser anunciadas nos próximos dias, não chegam a surpreender e tampouco indicam rupturas significativas. A estratégia adotada pelo governo passa, principalmente, pela valorização de suplentes de vereadores que tiveram papel relevante no processo eleitoral e pela manutenção de quadros considerados estratégicos. A nova estrutura basicamente, passa pela extinção de algumas secretarias e fortalecimento de outras como é o caso da Secretaria de Desenvolvimento Social (antiga SAS) e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Obras(antiga Semov).
Subsecretarias valorizam suplentes do PL
Dentro da reforma administrativa, a criação das subsecretárias, está abrindo espaço e valorizando três suplentes de vereador do PL. Maurinho Fiuza, Gildo da Estofaria e Roberto Silva, o Robertinho, se somam a Oli Alves Santos(PDT) e Manoel Silvestre Kuhn(PP), o Mano, que seguem nos cargos das antigas subprefeituras, agora subsecretárias. Oli Alves que segue na subsecretaria da zona norte, é ligado ao vereador Adão Rambor e Manoel Kuhn, é suplente de vereador pelo PP.
André Lemke terá cargo estratégico no governo
Outro movimento considerado importante e estratégico, é a nomeação de André Lemke, até então principal assessor da vereadora Iara Cardoso(PDT), que surge com destaque na nova configuração da gestão municipal. Lemke assumirá a função de Assessor de Assuntos Federativos, cargo com peso político próximo ao status de secretaria. A posição o colocará em contato direto com a Torre do Paço Municipal e o núcleo central do governo. Trata-se, possivelmente, do momento de maior projeção política de Lemke, que há quase três décadas atua como o principal articulador político de Iara Cardoso.
A divulgação das primeiras mudanças, sofreu atraso em razão das análises jurídicas relacionadas à liminar obtida pelo Partido dos Trabalhadores. No entanto, a avaliação do governo e da Procuradoria-Geral do Município indicou que a decisão judicial teve impacto limitado, suspendendo apenas poucas nomeações. Assim, a maior parte da reforma administrativa aprovada pela Câmara de Vereadores deverá ser efetivamente implementada.
Nos próximos dias, a expectativa é de que novos nomes e ajustes sejam anunciados, consolidando o redesenho político administrativo do governo Heliomar Franco.
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br






























Comentários