Saúde inicia vacinação de profissionais da atenção básica contra dengue em fevereiro
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 3 horas
- 1 min de leitura

Cerca de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária à saúde poderão se vacinar contra a dengue a partir de 9 de fevereiro, com a Butantan-DV, imunizante de dose única desenvolvido pelo Instituto Butantan. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Botucatu (SP).
A vacinação será destinada a médicos, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários e equipes multiprofissionais das unidades básicas de saúde, que atuam na linha de frente do SUS. A medida será possível com a entrega de novas doses até 31 de janeiro.
A vacina oferece proteção contra os quatro sorotipos da dengue, com eficácia global de 74%, redução de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalizações.
O governo planeja ampliar a vacinação para pessoas de 15 a 59 anos conforme a produção avance. Para isso, o Butantan firmou parceria com a empresa chinesa WuXi Vaccines, com expectativa de alcançar entre 25 e 30 milhões de doses ainda neste ano.
O ministro também acompanhou o início da vacinação piloto em Botucatu, Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), voltada à população de 15 a 59 anos.
Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, segue disponível no SUS a vacina QDenga, em duas doses. O Ministério da Saúde adquiriu 18 milhões de doses para 2026 e 2027, permitindo a oferta em todos os municípios brasileiros.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: O Sul






























Comentários