Secretaria da Saúde promove ação para agilizar colocação de DIU na rede pública
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 18 horas
- 1 min de leitura

Famílias que desejam realizar o planejamento familiar de forma segura podem buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para escolher o método contraceptivo mais adequado. Para agilizar a demanda, a Secretaria da Saúde promoveu, em novembro, um mutirão para colocação do Dispositivo Intrauterino (DIU) na UBS Materno Infantil, beneficiando cerca de 20 mulheres previamente cadastradas.
“Todas receberam requisição para ecografia, que é a forma de confirmar se o procedimento foi bem-sucedido. Foi um trabalho completo, realizado em parceria com a Unisinos, com sala de espera, orientações e acolhimento. São escolhas que transformam vidas”, destaca a secretária da Saúde, Kelbe Gonçalves.
Ela reforça que o DIU é um método contraceptivo eficaz e de longa duração, mas reversível, podendo ser removido quando a família desejar engravidar. “O DIU é simples e seguro. Novas datas para mutirões serão anunciadas em 2026. Mas o agendamento está sempre disponível nas UBS, onde os profissionais orientam sobre o método mais adequado para cada contexto”, explica.
Métodos disponíveis na rede pública
O município oferece diferentes opções de contracepção, entre elas:
Preservativos femininos e masculinos (não hormonais)
Anticoncepcional oral
Métodos injetáveis, conforme avaliação dos profissionais de saúde
DIU, mediante consulta de enfermagem, com colocação em unidades específicas ou encaminhamento ao Centro Médico Capilé
Laqueadura para mulheres
Vasectomia para homens
As equipes das UBS estão preparadas para orientar sobre cada método e auxiliar no processo de escolha consciente e adequado à realidade de cada pessoa ou família.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo































Comentários