Semana do Migrante e Refugiado destaca diversidade e avanços nas políticas de acolhimento
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 1 dia
- 2 min de leitura

A Prefeitura de São Leopoldo promoveu, nesta sexta-feira (26), uma atividade aberta à comunidade em celebração à 2ª Semana Municipal do Migrante e Refugiado. Realizado na Praça do Imigrante, o evento reuniu feira de empreendedores migrantes e refugiados, apresentações artísticas e atividades interculturais, valorizando a diversidade cultural e fortalecendo a integração entre diferentes povos e a comunidade local.
A programação foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Diretoria de Direitos Humanos, e contou com a presença de representantes do governo municipal, do Governo do Estado, de instituições da sociedade civil e de entidades que atuam na defesa dos direitos de migrantes e refugiados.
Durante a abertura, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Patrícia Giacomini, destacou que a iniciativa representa o compromisso de São Leopoldo com a inclusão e a garantia de direitos.
"Este encontro vai além de uma programação cultural. Representa o compromisso de construir uma cidade que acolhe, protege e respeita todas as pessoas, independentemente do país onde nasceram. A migração traz histórias de coragem, esperança e recomeço. Cabe ao poder público transformar esse recomeço em oportunidades", afirmou.
O diretor de Direitos Humanos, Tarso Boelter, ressaltou que o município trabalha para se tornar referência no atendimento à população migrante e refugiada. Entre as iniciativas em andamento estão a implantação de uma Casa de Passagem e de um Centro de Convivência para Migrantes e Refugiados, ambos em fase de tramitação para execução.
A presidente do Comitê Municipal de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas (Comirat-SL) e psicóloga da Sedes, Vilene Moehlecke, destacou a importância de consolidar a Semana do Migrante como uma ação permanente no calendário do município.
"Queremos que essa programação aconteça todos os anos, dando visibilidade às políticas públicas construídas para e com a população migrante e refugiada", afirmou.
Representantes do Comitê Estadual (Comirat/RS), da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, da Unisinos, do Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados (SJMR), das Faculdades EST, da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), do Centro Municipal de Educação Inclusiva (Cemei) e da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Sepom) também participaram da programação e destacaram o fortalecimento das ações desenvolvidas em São Leopoldo.
Morador de São Leopoldo há cerca de três anos, o venezuelano Hector Lopez, integrante do Comirat-RS, elogiou a atuação da administração municipal.
"Vemos uma parceria maior com a Prefeitura. Tudo o que se coloca no papel, se faz. É uma conquista para todos os migrantes", afirmou.
Em solidariedade às vítimas dos terremotos registrados na Venezuela nesta semana, os participantes realizaram um minuto de silêncio durante a cerimônia.
Avanços no acolhimento
São Leopoldo aderiu à Operação Acolhida, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e está em fase de implementação de um plano de ação voltado ao fortalecimento da rede de proteção para migrantes e refugiados.
O projeto prevê a criação de uma Casa de Passagem, destinada ao acolhimento temporário de pessoas em situação de vulnerabilidade, e de um Centro de Convivência, que oferecerá atividades de integração, orientação, fortalecimento de vínculos e encaminhamento aos serviços públicos, promovendo maior autonomia para a população migrante e refugiada.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

























Comentários