top of page

Sicredi Pioneira realiza mais uma etapa do AceleraCoop em Novo Hamburgo 

Imagem: Mauro Stoffel/ Sicredi Pioneira.

Com o objetivo de impulsionar o impacto positivo do cooperativismo na sociedade, a Sicredi Pioneira realizou mais uma turma do AceleraCoop, programa de aceleração de cooperativas inédito no Brasil. A correalização é da Coonecta, com apoio da Innoscience. A segunda edição foi finalizada nesta quarta-feira (23) e contemplou duas entidades: a Coopeserra, formada por professores que administram o Colégio Expressão em São Francisco de Paula, e a Olhares de Hamburgo, de artesãos com mais de 50 anos que transformam retalhos de couro descartados pela indústria. O demoday, como é chamado o dia de finalização e apresentação de resultados, ocorreu no CIT - Centro de Inovação e Tecnologia, em Novo Hamburgo. 

 

O AceleraCoop é realizado pelo Complexo.Lab, laboratório de colaboração, experimentação e inovação da Sicredi Pioneira. O programa está embasado na metodologia de aceleração de startups. Ao longo de três meses, as cooperativas participantes recebem treinamentos gratuitos, tendo a oportunidade de acessarem novos mercados, desenvolverem planos de ação estratégicos e inovarem em seus produtos e serviços.  

 

Para Solon Stahl, diretor-executivo da Sicredi Pioneira, promover o AceleraCoop vai ao encontro do propósito da cooperativa. “Acreditamos muito nesse modelo de negócio como uma forma de gerar impacto positivo nas comunidades. O cooperativismo também é uma ótima forma de se empreender coletivamente. Encerramos a segunda rodada com mais duas cooperativas aceleradas e, com isso, estamos ajudando a construir comunidades melhores na nossa região”, salienta.  

 

Quem participa, aprova a iniciativa

 

Para Lediane da Silva Pereira, diretora do Colégio Expressão Coopeserra, participar do Aceleracoop foi uma experiência transformadora. “Estamos há 18 anos no mercado educacional, atualmente com 37 cooperados e aproximadamente 180 alunos em São Francisco de Paula. Esse projeto nos ofereceu ferramentas valiosas para fortalecer nossas práticas de gestão e nos preparar para novos desafios. Também tivemos a oportunidade de trocar experiências com outras cooperativas, o que gerou um ambiente colaborativo e inovador”, reforça. 

  

Para ela, a iniciativa veio em um momento importante, ajudando a cooperativa a se posicionar de forma mais sólida e estratégica. “Agradecemos a Sicredi Pioneira por fomentar o desenvolvimento cooperativista, que é fundamental para o fortalecimento de nossas comunidades e para a sustentabilidade do nosso trabalho no ramo educacional”, finaliza. 

Rosa Maria Barbacovi, presidente da cooperativa Olhares de Hamburgo, conta que a entidade foi criada a partir de um pedido de máscaras da prefeitura de Novo Hamburgo para o grupo Economia Solidária, durante a pandemia. “Para o pagamento, precisávamos fornecer nota fiscal. Daí, surgiu a necessidade de termos um CNPJ. Fizemos reuniões e criamos a cooperativa. Passamos a confeccionar estopas com retalhos de malharias e roupas que não seriam utilizadas. No final de 2021, começamos a trabalhar com couro”, explica. As empresas, que antes pagavam pelo descarte do couro, passaram a doar para a cooperativa.  

 

“Fomos muito bem recebidos pela Sicredi Pioneira. As mentorias foram produtivas, com muito aprendizado. Conhecemos nossas dores e vimos que não era só com a gente: todas tinham suas dificuldades. Desenvolvemos nosso plano de ação e descobrimos que nosso produto era bom, mas que a receita estava baixa porque não sabíamos vender. Aprendemos a fazer a precificação e a pesquisa de mercado. Além disso, delegamos funções dentro da cooperativa, o que contribuiu também com nossa convivência”, descreve. 

 

Primeira turma colhe frutos

 

Na primeira turma, o AceleraCoop contou com quatro participantes. A Cooperativa Mundo Mais Limpo foi uma delas, e é composta por mulheres que transformam óleo de cozinha reciclado em produtos biodegradáveis. A CAAF, por sua vez, reúne agricultores e agroindústrias familiares, utilizando o cooperativismo para abrir portas em mercados institucionais. 

  

Outra participante de destaque foi a Univale, cooperativa formada por recicladores que atuam diretamente na cadeia de resíduos sólidos. Já a Liga Coop, cooperativa de plataforma de mobilidade urbana, está inovando no setor de transportes, conectando motoristas e passageiros de forma sustentável. 

 


Fonte: Sicredi Pioneira

Comentários


República Start - 1
Manuela Start - 1
BannerSite_1230-x-1020
START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page