São Leopoldo: André Rotta é eleito novo presidente do Conselho Municipal de Saúde
- Start Comunicação

- 10 de jul.
- 2 min de leitura

SÃO LEOPOLDO: o Conselho Municipal de Saúde tem um novo presidente. Em eleição realizada nesta quarta-feira (09), o empresário André Rotta, foi escolhido como novo presidente do Conselho para um mandato até 2027. Rotta terá como Vice-Presidente, Elisiane Fogliatto e os demais membros da Mesa Diretora, serão Roberta Wobetto e Silvana Krug. A Posse da nova gestão acontecerá na próxima plenária do Conselho Municipal de Saúde.
André Rotta, que também preside o Conselho Municipal de Turismo, passa agora a comandar formalmente o órgão responsável por fiscalizar, acompanhar e participar da formulação das políticas públicas de saúde no município.
Entre as prioridades de sua gestão, segundo destacou após a eleição, estão o fortalecimento do conselho Municipal, o diálogo com a comunidade e a secretaria de saúde e a busca por melhorias na estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) local.
O que é um Conselho Municipal da Saúde
Um Conselho Municipal de Saúde tem como principal função fiscalizar, acompanhar e deliberar sobre as políticas públicas de saúde no município. Ele é previsto pela Lei Federal nº 8.142/1990 e faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). De forma objetiva, as principais atribuições incluem:
Controle social: atuar como espaço onde a população participa da formulação e fiscalização das políticas de saúde.
Aprovar o Plano Municipal de Saúde: avaliar e aprovar as propostas e metas da gestão municipal da saúde.
Fiscalização de recursos: acompanhar a aplicação do orçamento da saúde e garantir que os recursos sejam usados de forma adequada.
Deliberação e aconselhamento: discutir e decidir sobre prioridades, programas e ações no setor da saúde local.
Acompanhamento de serviços: monitorar a qualidade do atendimento nos serviços públicos de saúde, como hospitais, UBSs e postos de saúde.
Esses conselhos são compostos por representantes do governo, dos trabalhadores da saúde, dos usuários e de prestadores de serviços privados conveniados com o SUS.
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br / Por Bado Jacoby


































Comentários