São Leopoldo celebra formatura de 143 jovens do programa Partiu Futuro Reconstrução
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 1 hora
- 2 min de leitura

O Teatro Municipal foi palco, nesta segunda-feira (24), da formatura dos 143 jovens que concluíram o programa Partiu Futuro – Reconstrução de São Leopoldo. Ao longo de um ano, os participantes receberam formação profissional e tiveram a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho por meio de atividades no setor público. A cerimônia, que marcou o encerramento do curso, contou com a presença do prefeito Heliomar Franco.
Criado pelo Governo do Estado e desenvolvido em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o programa é destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social e afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. “As histórias eram muito diversas. Alguns perderam tudo com as chuvas. No início, acompanhamos um estudante que participava das atividades enquanto morava embaixo do viaduto da Rio dos Sinos. Por isso, ver o desenvolvimento deles e proporcionar essa primeira experiência profissional é tão gratificante”, relatou Franciele Rodrigues Goulart, instrutora de Aprendizagem do projeto.
Durante a participação no programa, cada jovem aprendiz recebeu bolsa-auxílio de R$ 828,26 para 20 horas semanais, além de vale-alimentação de R$ 550. O pacote de apoio incluía ainda acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, telemedicina e seguro.
O prefeito Heliomar Franco parabenizou os formandos pela dedicação. “Acreditem no potencial de vocês. Não importa a origem ou as dificuldades enfrentadas. Abracem cada oportunidade e tenham coragem para seguir em frente. É isso que faz a diferença”, destacou. A vice-prefeita Regina Caetano e a primeira-dama Simone Dutra também prestigiaram o evento.
Entre os formandos, está Gustavo Daniel dos Santos, 19 anos, que iniciou as atividades práticas em janeiro atuando como jovem aprendiz no Gabinete do Prefeito. Identificado com o trabalho administrativo, ele acabou convidado a permanecer na prefeitura como estagiário. “Foi um ano de muito aprendizado e uma experiência transformadora. Tenho muito orgulho dessa trajetória e agora sigo em uma nova etapa da minha carreira”, afirmou o jovem, que recentemente iniciou o curso de Administração.
Durante a cerimônia, o diretor do Departamento de Políticas para a Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, Anderson Neto, anunciou a abertura de mais 100 vagas para a segunda edição do programa em São Leopoldo. No total, serão 2.785 vagas em todo o estado, com inscrições previstas para serem abertas ainda nesta semana.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo































Comentários