São Leopoldo contabiliza mais de 3 mil domicílios visitados no combate ao Aedes aegypti
- Start Comunicação
- 10 de set. de 2021
- 1 min de leitura

Após a interrupção por conta da pandemia, a Secretaria da Saúde retomou o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, o LIRAa. A varredura iniciou no final de agosto e terminou no início de setembro, após percorrer todos os bairros do município. A Vigilância Ambiental (VA) divulgou nesta quinta-feira (9) o resultado geral: o município apresentou risco médio para o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.
De acordo com a análise da coordenadora Maria do Carmo Moraes, a população deve se manter alerta. “A coleta ainda reflete o período de frio, do inverno, onde o Aedes não se prolifera tanto. Por isso a atenção deve ser permanente”, reforçou.
Foram realizadas 3.146 visitas em 595 quarteirões, com 84 amostras coletadas. Destas, 34 deram positivo para o Aedes aegypti. O próximo LIRAa ocorrerá no mês de novembro. Enquanto isso, as esquipes da Vigilância seguem com as visitas de rotina nas residências e nos pontos estratégicos como ferros-velhos, cemitérios e floriculturas.
Sobre o LIRAa
O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) é uma metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde para a determinação do Índice de Infestação Predial (IIP) do mosquito Aedes aegypti, de maneira rápida, auxiliando no direcionamento das ações de controle e a avaliação das atividades desenvolvidas. Os bairros são agrupados em sete estratos, dos quais são sorteados os quarteirões a serem visitados pelos agentes. São inspecionados 20% dos imóveis de cada quarteirão sorteado para a coleta de formas imaturas do mosquito, larvas ou pupas.
Fonte: PMSL
Comments