São Leopoldo: Câmara aprova Projeto de Lei que institui o Programa Escritores da Gente
- Start Comunicação

- 25 de jul. de 2025
- 1 min de leitura

SÃO LEOPOLDO: foi aprovado por unanimidade na sessão desta quinta-feira (24), o Projeto de Lei da vereadora Karina Camillo (PT), que institui o Programa Escritores da Gente e inclui o Dia dos Escritores da Gente no calendário oficial da cidade, a ser comemorado todos os anos no dia 28 de outubro. A lei foi elaborada em parceria com a Câmara Leopoldense do Livro (CLL) e visa valorizar e incentivar os profissionais da literatura local.
Para a vereadora e líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), Karina Camillo, as bibliotecas e livrarias são centros que espalham conhecimento e, por isso, devem “dar o devido destaque às produções locais, pois é muito importante valorizar os escritores e inspirar novos profissionais”.
Essa lei prevê que, durante a semana do dia 28 de outubro, as escolas da rede pública municipal poderão desenvolver atividades de incentivo e fomento à leitura e à produção literária, por meio da presença dos escritores leopoldenses. O objetivo também é que as livrarias e bibliotecas municipais tenham espaços de destaque nas estantes para obras de autores locais.
A Câmara Leopoldense do Livro escolheu o dia 28 de outubro em homenagem à data de nascimento do leopoldense Clodomir Vianna Moog, que foi um notório advogado, jornalista, romancista e ensaísta. O professor, escritor e representante da CLL, Paulo Prestes, defendeu a lei em discurso na tribuna da Câmara. “Nossa cidade tem se tornado pujante no campo da literatura, com escritores que expressam a nossa riqueza cultural. É um trabalho difícil, silencioso, mas que muito contribui para a comunidade”, destacou.
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br /Colaboração Larissa Schöntag































Comentários