top of page

São Leopoldo: incidente entre Polícia Civil e Guarda Municipal, mostrou a fragilidade das relações entre nossas instituições de segurança

Atualizado: 15 de mar. de 2025

SÃO LEOPOLDO: o inesperado e lamentável ocorrido na noite da última quinta-feira (13), que envolveu a Polícia Civil e Guarda Civil Municipal do município, foi uma demonstração muito clara, do quanto ainda precisa evoluir e se aperfeiçoar as relações entre os setores da segurança pública. Até pode se falar que foi um incidente e que casos semelhantes acontecem algumas vezes. Mas, essa de longe, não é toda a verdade histórica.


O enredo Shakespeariano pode ser narrado em capítulos como segue abaixo:


1ª Cena - Sucesso Total

Uma operação do DENARC, realizada em um bairro de São Leopoldo onde prendeu elementos envolvidos com o tráfico de drogas e na operação além da prisão, também foram aprendidas grande quantidade de drogas e armamentos em poder dos suspeitos. Até aí, sucesso total na operação.

2ª Cena - Desconfiança

O surgimento durante a operação de uma viatura com equipe da GCM, que foi chamada por vizinhos do local da operação do DENARC, que achavam que estava acontecendo um assalto ou ação criminosa, foi o começo da demonstração da realidade vigente entre as forças de segurança. Ou seja, uma operação policial feita por viaturas discretas não se comunicou com a GCM ou Brigada Militar que poderiam ajudar ou dar apoio para a operação. A justificativa, é surreal mas faz parte das rotinas das policias, de que o vazamento pode alertar a criminalidade e assim frustrar o sucesso da operação. Ou seja, a desconfiança com seus pares é comum entre as corporações.

3ª Cena - O tiro fogo amigo

A chegada da viatura da GCM foi o inicio da confusa e ainda mal explicada situação que desencadeou o disparo ou disparos do agente municipal que feriu um inspetor da polícia civil e também um dos suspeitos presos na operação do DENARC. Falas da polícia civil dizem que que seus agentes se identificaram e mesmo assim o agente municipal disparou contra eles de forma precipitada e imprudente. A Guarda municipal de São Leopoldo, ainda não se manifestou sobre o assunto para dar uma versão do seu agente envolvido. Talvez, um silêncio prudente mas que não está sendo bem digerido por boa parte da corporação.

4ª Cena - A tensão quase fora de controle no Hospital Centenário

O ferimento do policial civil, levou a cena da até então exitosa operação da Polícia Civil, para um socorro e atendimento do ferido, para o Hospital Centenário. A partir daí, ficou escancarada as fragilidades das relações institucionais entre as corporações. Dezenas de viaturas da polícia civil e da guarda municipal praticamente invadiram o HC, um local onde a tranquilidade deveria ser preservado em primeiro lugar, e lá, muitas discussões onde até armas foram sacadas por membros das corporações. Se seguiram cenas de viaturas batendo nos muros e portões de acesso ao hospital e outras situações não adequadas para o bom andamento de qualquer ação relacionada a órgãos de segurança pública. A sensação e sentimento passado para a população, é "de que não existe relações seguras entre as forças de segurança públicas".

5ª Cena - A cultura dos órgãos de segurança precisa mudar urgente

O enredo desse acontecimento em São Leopoldo, que por muito pouco, não virou algo trágico, deve servir como um alerta para os comandos de todas as corporações envolvidas na segurança pública. Se viu claramente, que as relações são quase que institucionais e na prática, não chegam nos comandados que não querem abrir mão de seu protagonismo nas cenas de combate ou prevenção a criminalidade. Quem perde, com certeza é a cidadania. Que esse fato, pelo menos sirva para uma reflexão maior e corajosa dos entes públicos e também da sociedade como um todo, que caso não se mude essa cultura de pouca colaboração, os grandes "vencedores", serão os criminosos.

6ª Cena - O novo papel das Guardas Municipais na segurança pública

O surgimento das Guardas Municipais e seu fortalecimento como instituição na área da segurança, foi e está sendo uma grande notícia para o aprimoramento das forças policiais. Ela efetiva uma cultura de segurança mais próxima da população e também torna em muitas situações as ações mais ágeis no dia a dia da segurança como um todo. Mas, essa integração precisa ser melhor trabalhada em muitas situações, desde o treinamento para uma boa ação e técnica para essas novas responsabilidades e , principalmente a questão de conscientização de que a nova realidade das corporações municipais, precisa ser melhor explicada para muitos de seus componentes. Não se pode por decreto, "transformar guardas belos, em Robocops que podem tudo contra todos". E no caso especifico de São Leopoldo, gente experiente na área de segurança se tem com abundância para administrar essa transição de valores e funções da nossa Guarda Municipal. Sempre é bom lembrar, que o prefeito é um delegado de polícia aposentado e secretário de segurança, é um ex-comandante da Brigada Militar.


Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br/ Por Bado Jacoby

Comentários


BannerSite_1230-x-1020
START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page