São Leopoldo promove atividade voltada aos migrantes e refugiados
- Start Comunicação

- 11 de jun.
- 2 min de leitura

Nesta sexta-feira, 13 de junho, das 10h às 15h, será realizada uma atividade voltada aos migrantes e refugiados, na Rua Independência, 836, Centro, em frente à Escola Estadual Visconde de São Leopoldo.
Esta agenda é promovida pela Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu) e o Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas de São Leopoldo (Comirat/SL).
Esta ação, que integra a Semana do Migrante e Refugiado do município instituída pela lei municipal 9.995/2023, tem como objetivo divulgar o Comirat/SL e informar sobre as instituições que podem auxiliar migrantes com suas demandas e documentação.
A Semana também terá uma programação em parceria com a Universidade do Vale do Sinos: a Semana Nacional Sobre Migrações e Refúgio, de 16 a 20 de junho.
Semana Nacional Sobre Migrações e Refúgio ocorrerá na Unisinos
De 16 a 20 de junho, será realizada a Semana Nacional sobre Migrações e Refúgio: diálogo intercultural e (re)construção de futuros dignos em São Leopoldo. A programação é organizada pela Unisinos, Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu) e Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas (Comirat), Agência da ONU para refugiados (ACNUR) e Faculdades EST. Semana Municipal do Migrante de São Leopoldo, que foi instituída no município através da lei 9.995/2023.
O objetivo da Semana é ampliar os conhecimentos sobre as migrações e o refúgio no contexto brasileiro, promovendo o diálogo intercultural entre a comunidade acadêmica, as populações migrantes e refugiadas e a sociedade em geral. O evento ocorrerá no saguão da biblioteca da Unisinos no campus de São Leopoldo, aberto ao público. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site de eventos da universidade, pelo link: https://eventos.unisinos.br/semananacionalmigracoeserefugios-581339/
Entre os convidados estão: a presidente da Associação Haitiana no Brasil, Anne Bruneau; a coordenadora do curso Português como Língua de Acolhimento (PLAc) realizado pelo programa Tarin/ Unisinos, com a parceria da Sedhu, Graziela Andrighetti, e o secretário de Direitos Humanos de São Leopoldo, David Santos.
As atividades vão abordar temas como educação, empregabilidade, regularização migratória e saúde. Confira a programação:
Segunda-feira, 16/06
19h - Mesa de Abertura Migrações no contexto brasileiro: educar para futuros dignos
Terça-feira, 17/06
8h30 às 11h45 - Empregabilidade e acesso à cidade e seus serviços
19h às 22h - Conferência e debate público: Processos de Regularização Migratória no contexto brasileiro: direitos e deveres para acesso à cidade.
Quarta-feira, 18/06
8h30 às 11h45 - Saúde e Migração em Diálogo: Construindo práticas de acolhimento
19h às 22h - Oficina: Construindo Cidades Acolhedoras com Migrantes e Refugiados nas escolas
Sexta-feira, 20/06
19h às 21h - Dia Mundial do Refugiado: encontro com migrantes do TARIN































Comentários