São Leopoldo recebe comitiva alemã para projeto de proteção contra enchentes
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- 2 de out.
- 2 min de leitura

A administração de São Leopoldo recebe, desde ontem (1º), a comitiva da cidade alemã de Bad Neuenahr-Ahrweiler, no estado da Renânia-Palatinado, para a terceira agenda técnica do projeto de cooperação em proteção contra enchentes. O objetivo é avançar em uma proposta que possa receber financiamento de órgãos alemães de fomento.
As atividades seguem até sexta-feira, com reuniões junto ao secretariado municipal, ao Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e ao Instituto Alfa Ideias. A agenda começou com as boas-vindas da primeira-dama, Simone Dutra, seguidas de mensagem do prefeito Heliomar Franco, que está em viagem oficial aos Estados Unidos, onde participa de encontros em busca de investimentos internacionais para o município.
De acordo com Stephan Treuke, diretor do projeto Emscherland, serão três dias de troca de experiências para alinhar diretrizes de prevenção. A cidade alemã tem realidade semelhante à de São Leopoldo, com sistema de diques, e também sofreu tragicamente com enchentes em julho de 2021, quando 128 pessoas morreram.
Na manhã desta quarta, a comitiva visitou pontos às margens do Rio dos Sinos, como a Rua da Praia. À tarde, apresentou soluções aplicadas no rio Ahr, na Alemanha, que unem proteção contra cheias e desenvolvimento urbano sustentável, criando áreas de uso comunitário.
Durante visita à Alemanha em junho, o prefeito Heliomar Franco apresentou projetos para modernizar os diques e valorizar espaços públicos, como a rodoviária, o ginásio municipal e a histórica ponte férrea. “Queremos criar pontos mais atrativos, mostrando a cidade para quem passa pela BR-116 e honrando nossa história como berço da colonização alemã no Brasil”, destacou.
A comitiva alemã é formada por Stephan Treuke, o coordenador de reconstrução e desenvolvimento Maximilian Kranich e o consultor Christian Stein, especialista em governança e participação social.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo































Comentários