São Leopoldo reforça prevenção ao HIV com ação na estação do Trensurb
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- 1 de dez.
- 2 min de leitura

No dia 1º de dezembro, a Secretaria da Saúde realizará uma ação de conscientização sobre o HIV na Estação São Leopoldo do Trensurb. A atividade inclui distribuição de preservativos e orientações à população, das 9h às 15h. Iniciativas semelhantes ocorrerão em todas as cidades atendidas pelo Trensurb.
Em São Leopoldo, mais de 3 mil pessoas vivem com HIV, o que representa uma a cada 78 pessoas no município. “É uma doença ainda presente e que pode matar. É preciso reforçar o cuidado com a prevenção”, alerta o médico Gabriel Rossetto, do Serviço de Atendimento Especializado (Sae).
A secretária da Saúde, Kelbe Gonçalves, lembra que, além do uso de preservativos, o teste rápido é fundamental para controlar a doença. “Os testes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. Em alguns casos é necessário agendamento, mas o resultado sai em poucos minutos. Atualmente, o acompanhamento médico também pode ser feito nas UBS”, explica.
O Sae oferece testes rápidos:
Segundas e quartas, das 8h30 ao meio-dia
Terças e quintas, das 13h30 às 15h30
Prevenção
Além do uso regular de preservativos, o SUS disponibiliza alternativas de prevenção:
PEP (Profilaxia Pós-Exposição): evita a infecção pelo HIV quando iniciada rapidamente após uma situação de risco, devendo começar em até 72 horas e ser mantida por 28 dias. É indicada para quem não vive com HIV em casos de exposição sexual, acidentes com materiais perfurocortantes ou violência sexual.
PrEP (Profilaxia Pré-Exposição): reduz o risco de contrair o vírus. É um medicamento de uso diário, que exige consulta médica e exames periódicos. É recomendado para pessoas com parceiros soropositivos.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo































Comentários