“Terminamos a guerra em Gaza”, diz Trump após anúncio de acordo de paz
- Start Comunicação

- 9 de out.
- 1 min de leitura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (9) que os reféns vivos mantidos pelo Hamas serão libertados “na segunda ou terça-feira”, marcando o que chamou de “o fim da guerra em Gaza”. O acordo, assinado no Egito, foi descrito por Trump como “um avanço importante no Oriente Médio” e prevê cessar-fogo e a libertação de reféns em troca da soltura de cerca de 2 mil presos palestinos.
Segundo o governo israelense, todas as partes assinaram a primeira fase do acordo após negociações mediadas por Estados Unidos, Catar e Turquia, na cidade de Sharm el Sheikh. Em Gaza, moradores comemoraram o anúncio, enquanto, em Tel Aviv, familiares dos reféns celebraram a esperança de reencontros após dois anos de conflito. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu classificou o dia como “histórico” e disse que Trump “merece o Prêmio Nobel da Paz”.
O cessar-fogo deve começar nas próximas 24 horas, após aprovação pelo gabinete de segurança israelense. O exército do país já prepara a retirada parcial de tropas da Faixa de Gaza, onde a ofensiva deixou mais de 67 mil mortos, segundo o Ministério da Saúde local. O acordo prevê ainda a entrada de 400 caminhões diários de ajuda humanitária no território palestino. Trump deve visitar Israel no domingo para participar da assinatura oficial do pacto.
Redação www.startcomunicacaosl.com.br | Por Miguel Thurler































Comentários