Trensurb lança campanha de combate ao assédio e cria canal exclusivo para denúncias
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 1 dia
- 2 min de leitura

A Trensurb lançou, na manhã desta sexta-feira (26), a campanha "Assédio não embarca no trem", iniciativa voltada ao enfrentamento do assédio e da importunação sexual no sistema metroviário da Região Metropolitana. A ação busca ampliar a conscientização sobre o tema e reforçar a divulgação dos canais de denúncia disponíveis aos usuários.
Como parte da campanha, a empresa criou um novo canal telefônico exclusivo para o recebimento de denúncias de assédio e importunação sexual, oferecendo mais uma alternativa de acolhimento e encaminhamento das ocorrências. A iniciativa também contará com adesivos informativos no interior dos trens, avisos sonoros nas composições e peças de divulgação exibidas no Canal Você, presente nas estações e nos veículos.
O lançamento foi marcado por um ato simbólico no pátio da Trensurb, reunindo diretores, empregados e convidados. Em seguida, os participantes embarcaram no trem 231, a primeira composição a receber a identidade visual da campanha, em viagem até a Estação Mercado.
Idealizadora da iniciativa, a ouvidora da Trensurb, Márcia Zorn, destacou que a campanha reforça o compromisso da empresa com a segurança das mulheres que utilizam diariamente o transporte metroviário.
"Precisamos fortalecer essa cultura e reafirmar, todos os dias, que não há espaço para o assédio e para a discriminação no transporte público e no nosso serviço", afirmou.
Representando o gabinete do deputado federal Paulo Pimenta, a professora Juçara Dutra Vieira ressaltou que a campanha integra um conjunto de políticas voltadas à promoção da igualdade e ao enfrentamento da violência contra as mulheres. Ela também transmitiu uma mensagem do parlamentar, responsável pela destinação de emenda para ações de responsabilidade social e ambiental desenvolvidas pela empresa.
O diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia, destacou que a iniciativa se soma a outras medidas implementadas pela atual gestão, como a criação do Protocolo de Prevenção e Combate ao Assédio, a instalação dos bancos vermelhos em cinco municípios, a parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul para divulgação de canais de denúncia e a adesão ao Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe.
Mulheres são maioria entre os usuários
Segundo Nazur Garcia, atualmente as mulheres representam 53% dos passageiros do sistema metroviário da Região Metropolitana, o que reforça a necessidade de ações voltadas à proteção e ao acolhimento desse público.
"Temos o compromisso de garantir acolhimento, orientação e encaminhamento adequado às pessoas que procurarem ajuda por meio dos canais divulgados na campanha", afirmou.
O diretor de Operações, Ernani Fagundes, também ressaltou o incentivo à participação feminina em cargos de liderança na área operacional da empresa, destacando a presença de gestoras à frente de setores estratégicos.
Com a campanha "Assédio não embarca no trem", a Trensurb busca fortalecer a prevenção à violência e promover um ambiente mais seguro, acolhedor e respeitoso para todos os usuários do transporte público da Região Metropolitana.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels

























Comentários