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Trensurb retoma operação total a partir do dia 30 de agosto

Foto: Ayslan Sylon/Trensurb
Foto: Ayslan Sylon/Trensurb

Depois de um longo período de reconstrução e intensos transtornos operacionais, a Trensurb anuncia a retomada da circulação dos trens em toda a linha, das 5h às 23h, diariamente, sem a necessidade de transbordo para ônibus. A partir da Expointer 2025, que inicia em 30 de agosto, os usuários poderão desfrutar da viagem completa do metrô, em horário integral, nas 22 estações distribuídas ao longo dos 43,8 quilômetros de via.


Desde janeiro deste ano, o serviço complementar de ônibus é utilizado após às 20h, de segunda a sábado, e durante todo o dia, aos domingos e feriados, entre as estações Mathias Velho (em Canoas) e Mercado. Isso porque as obras de recuperação da via férrea, nesse trecho, somente poderiam ser realizadas sem a circulação dos trens. Vale destacar que a conclusão da obra de recuperação da via férrea estava prevista para o final de setembro, mas graças a este procedimento, o trajeto integral do metrô será entregue antecipadamente, beneficiando milhares de usuários que dependem diariamente do sistema de transporte para suas rotinas.


Segundo seu diretor-presidente, Nazur Garcia, a Trensurb vem trabalhando diuturnamente na reconstrução de todos os sistemas atingidos pela enchente de maio de 2024. “Os recursos extraordinários destinados pelo Governo Federal para a Trensurb, além de garantirem a recuperação de todos os sistemas atingidos pela enchente, vão deixar para a comunidade da região metropolitana uma empresa mais moderna tecnologicamente e mais resiliente em caso de ocorrência de novas catástrofes climáticas”, afirma.


Via férrea totalmente renovada e com infraestrutura modernizada


Com investimento total de R$ 58,8 milhões, os contratos das obras na via férrea abrangem, além dos materiais utilizados, a recuperação da infraestrutura das vias principais e do pátio de estacionamento de trens, localizado no bairro Humaitá, em Porto Alegre, atingidos diretamente pela enchente. Ao todo, são 20 quilômetros em reconstrução, e as intervenções na via já alcançaram 80% de conclusão. No entanto, a partir do dia 30 de agosto, as obras seguirão no horário normal de manutenção, isto é, somente após o encerramento da circulação dos trens, sem causar transtorno ao usuário.


A reconstrução e modernização da via férrea também envolveu um volume impressionante de materiais - cujo custo de aquisição chegou a R$ 20,4 milhões. Foram utilizados 44 mil metros cúbicos de brita, quantidade suficiente para encher, por exemplo, quase 18 piscinas olímpicas.


Para sustentar os trilhos, 11 mil dormentes foram substituídos. A fixação dessas peças exigiu 36 mil parafusos com porcas, além de 36 mil calços isolantes e 18 mil palmilhas de borracha. Cada elemento desses contribuirá para oferecer uma infraestrutura ferroviária com maior segurança, estabilidade e durabilidade.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Trensurb

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