top of page

UFRGS divulga lista de leituras obrigatórias para o Vestibular 2024


Imagem: reprodução/ RBS TV.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nesta terça-feira (2) a lista das leituras obrigatórias da prova de Literatura para o Vestibular 2024. Quatro títulos são novidade.


As novas obras incluídas são "A Terra de Mil Povos", do escritor e ambientalista Kaká Werá; "Água Funda", da escritora paulista Ruth Guimarães; ''Cem Anos de Solidão'', do colombiano e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez; e ''Um Útero é do Tamanho de Um Punho'', da poetisa de Pelotas Angélica Freitas.


As quatro novidades se juntam às outras oito que permanecem na lista. Álbuns musicais seguem presentes, com a manutenção de "Construção", disco lançado por Chico Buarque em 1971.


De acordo com o professor de Literatura Roger Rouffiax, a UFRGS tem apresentado, sistematicamente, novidade nas obras indicadas. Ele exemplifica a ideia com a introdução de algum álbum importante da MPB – como "Tropicália" e "Elis e Tom" – e a inclusão de literatura estrangeira na lista – ''Hamlet'' e ''Lisístrata''.


''Outro aspecto de relevância é a preocupação em valorizar os escritos daqueles que historicamente estiveram em segundo plano nos vestibulares em geral. Como as obras que destacam o papel da mulher, do negro, do indivíduo com necessidades especiais e, nesse momento, do índio [''A Terra de Mil Povos']'', complementa o educador.


As demais informações sobre o concurso, como edital, procedimentos de inscrição e data de aplicação das provas, serão divulgadas posteriormente no site da Universidade.


Professor avalia novas obras da lista


  • ''Cem anos de solidão'' é um dos maiores clássicos da literatura moderna, que apresenta a história das diversas gerações da família Buendía, num universo fantástico e mágico. Obra ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura de 1982.

  • ''Um útero é do tamanho de um punho'' apresenta poemas em que a mulher é o tema central. São textos inteligentes que apresentam crítica (por vezes com humor) no que diz respeito ao que se costuma esperar do papel feminino na sociedade.

  • ''A terra de mil povos'' apresenta um subtítulo que já anuncia uma grande novidade: ''História indígena do Brasil contada por um índio''. É notório o fato de que os indígenas sofreram um brutal processo de exploração, sofrendo calados por muito tempo. Agora surge um novo olhar, sob a perspectiva de quem está do outro lado.

  • ''Água Funda'' é uma obra publicada em 1946 por Ruth Guimarães, uma das primeiras escritoras negras a se destacar na nossa literatura. O livro focaliza o universo interiorano da Serra da Mantiqueira, com seus ditos, ''causos'', superstições, enfim, histórias populares num registro caipira daquela realidade.


Leituras obrigatórias 2024:


  1. "A Terra de Mil Povos", Kaká Werá

  2. "Água Funda", Ruth Guimarães

  3. "Cem Anos de Solidão", Gabriel García Márquez

  4. "Um Útero é do Tamanho de Um Punho", Angélica Freitas

  5. "Lisístrata", Aristófanes

  6. "Várias Histórias", Machado de Assis

  7. "A Falência", Júlia Lopes de Almeida

  8. "Coral e outros poemas", Sophia de Mello Breyner Andresen

  9. "Caderno de Memórias Coloniais", Isabela Figueiredo

  10. "Ponciá Vicêncio", Conceição Evaristo

  11. "Deixa o Quarto Como Está", Amílcar Bettega

  12. "Construção" (álbum), Chico Buarque


Fonte: g1

Comentários


República Start - 1
Manuela Start - 1
BannerSite_1230-x-1020
START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page