UFRGS divulga lista de leituras obrigatórias para vestibular de 2023
- Start Comunicação

- 5 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou a lista das leituras obrigatórias para o Vestibular 2023.
Entre as quatro novidades em relação ao concurso anterior estão "Lisístrata", comédia do dramaturgo grego Aristófanes, e "A Falência", romance Júlia Lopes de Almeida.
"[Lisístrata] é uma comédia muito engraçada, que gira em torno de uma greve de sexo feita pelas mulheres que queriam o fim da guerra entre Esparta e Atenas. E 'A Falência' é uma novidade até então nos nossos vestibulares", destaca o professor Roger Rouffiax, do Unificado.
Machado de Assis permanece no rol, embora a obra tenha sido modificada. E a poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen substitui Florbela Espanca na relação. "Também é novidade 'Várias Histórias', do Machado de Assis, um livro de contos, que apresenta alguns de seus mais famosos, como 'O Enfermeiro', 'A Cartomante', 'Conto de Escola', entre outros. E ainda Sophia de Mello Breyner Andresen, talvez a principal poetisa portuguesa do século XX", acrescenta.
Entre as outras oito que reaparecem na lista, o estudante deve estar atento à escritora Lygia Fagundes Telles, que morreu há um mês, em São Paulo, e ao álbum "Construção", do compositor Chico Buarque. "Talvez uma revisão apenas através de resumos já seja suficiente. Mas o espírito da prova é que se leia integralmente as obras", alerta Roger. Leituras obrigatórias para 2023
ARISTÓFANES - "Lisístrata"
MACHADO DE ASSIS - "Várias histórias"
JÚLIA LOPES DE ALMEIDA - "A falência"
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN - "Coral e outros poemas"
ISABELA FIGUEIREDO - "Caderno de memórias coloniais"
CHICO BUARQUE - "Construção (álbum)"
CONCEIÇÃO EVARISTO - "Ponciá Vicêncio"
AMÍLCAR BETTEGA - "Deixa o quarto como está"
ADÉLIA PRADO - "Bagagem"
GRACILIANO RAMOS - "São Bernardo"
LYGIA FAGUNDES TELLES - "As Meninas"
MARCELO RUBENS PAIVA - "Feliz Ano Velho"
Fonte: g1

































Comentários