Vacina 100% brasileira contra a dengue recebe aprovação da Anvisa e será ofertada pelo SUS
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 2 horas
- 1 min de leitura

A Anvisa aprovou a segurança e a eficácia da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan, que será o primeiro imunizante totalmente nacional contra a doença. O termo de compromisso assinado nesta quarta-feira (26) encerra a fase final de pesquisas apoiadas pelo BNDES.
Com a aprovação, o Ministério da Saúde incluirá a vacina no calendário nacional, com oferta exclusiva pelo SUS a partir de 2026, conforme a capacidade produtiva. Na próxima semana, especialistas do SUS definirão públicos prioritários e a estratégia de imunização.
A vacina, de vírus vivo atenuado, apresentou eficácia de 74,7% contra casos sintomáticos e 89% contra formas graves, segundo estudo publicado na The Lancet Infectious Diseases. A indicação é para pessoas de 12 a 59 anos.
O Ministério da Saúde investe mais de R$ 1,2 bilhão na ampliação da estrutura do Butantan via Novo PAC. O BNDES, por meio do Funtec, financiou etapas decisivas do desenvolvimento e da planta de produção.
O projeto também envolve cooperação com a empresa chinesa WuXi, responsável por ampliar a capacidade de fabricação do imunizante, que protege contra os quatro sorotipos em dose única.
Mesmo com redução de 75% nos casos em 2025, o Ministério reforça a importância do combate ao Aedes aegypti. Até outubro, o Brasil registrou 1,6 milhão de casos prováveis e 1,6 mil mortes — a maioria em São Paulo.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República































Comentários