top of page
Buscar

Vanazzi nomeia Comitê da Rede da Primeira Infância


O Comitê foi nomeado no ultima terça-feira (14) | Imagem: Thales Ferreira

O Comitê da Rede Municipal da Primeira Infância foi oficialmente nomeado na terça-feira, dia 14 de dezembro, às 15h. O Comitê tem como objetivo elaborar o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). É vinculado à Rede Municipal da Primeira Infância que é organizada desde o ano de 2019, e oficialmente instituída em setembro deste ano. Possui a finalidade de promover políticas públicas que assegurem os direitos das crianças de 0 a 6 anos de idade que, também é ligado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu).


O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, ressaltou a importância do comitê não só para as crianças e sim para toda sociedade leopoldense. “A criança nessa idade ela não tem defesa, ela depende dos outros, eu sei por que eu tenho um menino de 3 anos é por isso que eu acho que essa política pública precisa ser extremamente valorizada, porque é nossa obrigação garantir educação e alimentação para nossa população e por isso que nesse governo já entregamos cerca de 280 mil kits alimentação e agora iremos distribuir cartões com valores para que essas famílias possam efetuar suas compras nos estabelecimentos do seus bairros, também iremos no ano que vem universalizar a educação”.


O titular da Smed, Ricardo da Luz, falou: “A Smed por representar os professores e todos os profissionais da educação tem o compromisso de proteger a criança. Não é a toa que é nas escolas o lugar onde melhor conseguimos detectar os problemas e questões que precisam ser mais bem resolvidas e que depois perpassam por toda a rede e o Comitê vai além disso, vai nos dar a possibilidade de construir isso de maneira plural com ferramentas para que as crianças do nosso município possam ter a segurança e a qualidade de vida que merecem e que é nossa obrigação”, completou o secretário.


A titular da Sedhu, Paulete Souto, frisou a necessidade de um olhar especial para com a primeira infância, “temos que ter um olhar cauteloso e responsável para que as nossas crianças sejam asseguradas com todas as condições necessárias para um desenvolvimento completo e saudável como pessoa. É nossa responsabilidade promover a felicidade desse cidadão e cidadã que vieram ao mundo pois as crianças são responsabilidade de toda a sociedade e por isso temos que assumir essa responsabilidade”.


A representante da sociedade civil, Cláudia da Silva Mattos, comentou sobre a importância da elaboração do PMPI, “A elaboração do plano é para um futuro com garantia de direitos e felicidade para as nossas crianças, com uma ação intersetorial que liga toda a rede com todas as secretarias do município”. A psicóloga coordenadora da rede da Primeira Infância da Seduh, Adrissa Moura, falou sobre a criação da rede, “A rede da Primeira Infância iniciou no ano de 2019 quando uniram-se os setores da sociedade civil e do governo para pensar sobre as nossas crianças de 0 a 6 anos de idade.


Participaram do evento também o titular da Semsad, Marcel Frison; o titular da SAS, Fábio Bernardo e o vereador, Tiago Silveira (PT).

O comitê é composto por representantes governamentais dos setores: Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais, Secretaria Municipal de Habitação, Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Fundação Hospital Centenário.


Participam representantes da sociedade civil organizada, compostos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdedica), Jéssica Rosa; da Unisinos, professora Tagma Donelli; da Sociedade de Psicologia de São Leopoldo, Raquel Dickel; e do Conselho Municipal de Educação (CME), Raona Denise.


Fonte: PMSL

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page