Vereador solicita esclarecimentos sobre pagamento retroativo a servidores em São Leopoldo
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 2 horas
- 1 min de leitura

O vereador Anderson Etter (PT) protocolou um pedido de informações à administração municipal solicitando esclarecimentos sobre a execução da chamada Lei do Descongela (Lei Complementar nº 226/2026). A legislação autoriza o pagamento retroativo de vantagens como quinquênios e licenças-prêmio referentes ao período entre maio de 2020 e dezembro de 2021 a servidores públicos.
A norma foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro e prevê a recomposição de direitos que ficaram suspensos durante o período da pandemia.
Segundo Etter, o congelamento ocorreu ao longo de 583 dias. “Estamos falando de 583 dias congelados durante o governo Bolsonaro. Um tempo que não contou para a garantia de direitos, cujas progressões foram interrompidas. A Lei do Descongela vai permitir que essa injustiça seja corrigida”, afirmou.
Questionamentos ao Executivo
O parlamentar, que também é servidor concursado do Serviço Municipal de Água e Esgotos (SEMAE), busca informações sobre o impacto financeiro da medida para o município de São Leopoldo.
Entre os questionamentos apresentados estão:
Qual será o impacto orçamentário da aplicação da lei no município;
Quando será realizado o pagamento dos valores retroativos;
De que forma o Executivo pretende garantir o cumprimento do direito aos servidores municipais.
A expectativa é que a administração municipal responda aos questionamentos dentro do prazo regimental, detalhando como será feita a implementação da legislação na esfera local.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels com colaboração da jornalista Cátia Cylene.





























Comentários