top of page
Buscar

Vereadora Karina Camillo (PT) destaca desafios e compromissos em seu primeiro mandato

Foto do escritor: Amanda WolffAmanda Wolff
Imagem: Mariana Santos/ Start Comunicação.
Imagem: Mariana Santos/ Start Comunicação.

Nesta quarta-feira (19), o Programa Start News recebeu a vereadora Karina Camillo (PT) que destacou em suas falas sua trajetória, desafios e compromissos assumidos ao iniciar seu primeiro mandato na Câmara de Vereadores de São Leopoldo. Eleita com uma campanha baseada na mobilização popular, Karina ressaltou a importância de representar as comunidades periféricas, mulheres, negros e a população LGBTQIAPN+ no legislativo municipal.


Uma trajetória de lutas


Karina iniciou sua militância no Movimento Nacional de Luta por Moradia, participando de cooperativas habitacionais e lutando por melhorias nas comunidades carentes. Sua experiência como assessora da ex-vereadora Ana Affonso (PT) e, posteriormente, como secretária de Habitação, proporcionou um olhar aprofundado sobre as demandas sociais da cidade.


"O mundo não me deu escolhas. Tive que lutar e somar minha luta junto com um grande coletivo para conseguir o mínimo, que é transformar o local onde moro. A partir disso, ajudamos a transformar muitos outros locais em São Leopoldo", afirmou.


Desafios e o papel na Câmara


Apesar de sua experiência política, Karina afirmou que o início do mandato na Câmara tem sido um período de aprendizado, principalmente pelo recesso legislativo que impediu o acesso imediato às propostas do novo governo municipal.


"Eu sei da minha responsabilidade como vereadora, mas não quero ser uma vereadora de gabinete. Quero continuar compreendendo os problemas do povo para fazer essa defesa na tribuna", destacou.


A vereadora também lamentou a derrota de Nelson Spolaor (PT) na eleição municipal, enfatizando que agora cabe aos vereadores fiscalizar e cobrar providências da atual gestão. "Nosso papel é questionar, fiscalizar e levar as pautas da população, mas quem governa é quem foi eleito. Isso torna as coisas mais difíceis."


Habitação e regularização fundiária


A habitação é uma das principais bandeiras de Karina Camillo. Ela destacou sua preocupação com a continuidade dos programas habitacionais, como os projetos que preveem drenagem, reassentamento de famílias e construção de estações de tratamento de esgoto. "Foi um esforço muito grande para conseguirmos isso para São Leopoldo. Não vamos abrir mão de fiscalizar e acompanhar de perto para garantir que as obras aconteçam", pontuou.


Ela também ressaltou a necessidade de continuar o programa de regularização fundiária e a urbanização das ocupações, garantindo água e infraestrutura básica. "Uma senhora com tuberculose não tem como tomar banho. Isso é desumano, e eu não vou me calar diante dessas situações".


Críticas e expectativas em relação ao novo governo


Karina criticou a falta de transição entre governos na área de habitação e a demora na execução de políticas essenciais. "Agora é correr atrás. Quem mora nos bairros afetados pela enchente sabe que essa luta é nossa". Ela também mencionou os problemas na saúde pública, como a redução de médicos em postos de saúde e a falta de infraestrutura adequada para atendimento da população.


A vereadora enfatizou a importância da organização popular, dos comitês de bairro e da participação ativa da população. "Se a gente não se organizar e lutar, nada muda. O povo tem que cobrar informações e exigir políticas públicas eficazes. Essa é a nossa única saída."


Karina convidou a população para uma reunião pública sobre o desassoreamento do Rio dos Sinos, destacando a importância da participação cidadã. "Não conseguimos fazer uma audiência pública na Câmara, mas vamos debater em outros espaços. Se não puder ser dentro da Câmara, a gente faz na rua, na vila, onde for".


Compromisso com a periferia


Ao fim Karina reafirmou seu compromisso com as comunidades mais vulneráveis e com a representação de grupos historicamente marginalizados. "Nossa promessa é dar voz às comunidades. Lutar por moradia, por igualdade, por justiça social. Nós, mulheres, negros, trabalhadores, temos que ocupar espaços de poder e mudar essa realidade. Eu venho da periferia, venci a pobreza, e quero que muitos outros também consigam vencer".


A gravação completa do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta quarta-feira (19), às 20h20, na radiostart.com.br. 


Confira a entrevista completa:


Amanda Wolff, Jornalista da Redação Start


Comments


980x135406b8d94-f8c6-4d9b-94f9-56f57ba24092.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
REFIS BANNER SUPERIOR SITE START refis-1 (1).png
bottom of page